Apple começa a enviar convites à imprensa para keynote de abertura da WWDC 2015

Por Redação | 27.05.2015 às 17:00
photo_camera Divulgação

Faltando menos de duas semanas para o início da Worldwide Developers Conference 2015, a Apple começou a enviar convites à imprensa internacional especializada.

Embora seja dedicada primeiramente a desenvolvedores e entusiastas dos iGadgets, a companhia sempre realiza uma keynote de abertura no primeiro dia do evento, no qual anuncia as principais novidades que vão impactar os produtos da empresa nos meses seguintes. Neste ano, a keynote começa às 14h (horário de Brasília) do dia 8 de junho.

A Maçã também fez uma pequena atualização no aplicativo oficial da WWDC, que agora chega em sua versão 3.0. O app, que já estava disponível para iPad, iPhone e iPod Touch, passa a ofercer suporte ao Apple Watch. Usuários que possuem o relógio inteligente podem acessar informações da conferência diretamente do pulso e agendar as palestras ou oficinas que mais lhe interessarem, além da possibilidade de ouvir áudios das sessões, enviar sugestões, entre outras tarefas.

O evento deste ano traz o slogan “The epicenter of change”, que na tradução livre significa "O epicentro da mudança". De acordo com a gigante de Cupertino, esta edição trará mais de 100 sessões técnicas com mais de mil engenheiros da entidade, além de laboratórios práticos. Haverá ainda o Apple Design Awards, que premia as melhores ideias criadas durante o evento e voltadas aos aparelhos da empresa com sistemas operacionais iOS e OS X.

Assim como nos anos anteriores, os ingressos para a WWDC foram sorteados, para atender à toda a demanda de forma justa. Mesmo selecionados, os escolhidos para a 26ª edição da WWDC tiveram de pagar o valor de US$ 1.599,00 pela entrada, que na conversão direta equivale a cerca de R$ 5.000. As únicas exceções que foram dispensadas desse valor são estudantes e membros de organizações STEM que foram sorteados para obter as 350 bolsas disponíveis para o evento.

Para a keynote de abertura, são esperados alguns anúncios tradicionais da companhia. Isso inclui as próximas versões dos sistemas operacionais da empresa, que devem ser o iOS 9 e o OS X 11. Segundo rumores recentes, ambas as plataformas não terão grandes mudanças no design, mas sim pequenas alterações na interface, conserto de bugs e melhorias de desempenho. A versão beta dos softwares deve ser lançada ainda em junho.

As grandes expectativas para a conferência envolvem dois possíveis serviços. O primeiro é uma plataforma de música que deve substituir o atual Beats Music, da fabricante de fones de ouvido Beats Electronics, comprada no ano passado pela Apple. Mesmo com supostos problemas em relação a gravadoras, que estariam barrando o lançamento do serviço, a Maçã não deve adiar o anúncio do programa, que seria disponibilizado junto com uma nova versão do iTunes Radio, que permanecerá ativo mesmo após a chegada do novo Beats Music.

Já o segundo produto que a Apple deve revelar é uma nova Apple TV. Aqui, são duas especulações: uma aponta para um modelo redesenhado do aparelho físico, incluindo um controle com tela sensível ao toque e novos botões; a outra é para um serviço de streaming de vídeos que estaria vinculado à Apple TV. Este último já estaria pronto e ofereceria aos usuários a chance de assistir a canais de TV a cabo diretamente pelo dispositivo.

A WWDC 2015 acontece de 8 a 12 de junho, em San Francisco, nos Estados Unidos.

Fonte: MacRumors