WWDC 2014: Apple deve lançar sistema que controla a casa inteira pelo iPhone

Por Redação | 27.05.2014 às 09:55
photo_camera Divulgação

Começa na semana que vem a Worldwide Developers Conference 2014, evento anual da Apple para desenvolvedores. É lá que a companhia deve anunciar os primeiros detalhes sobre quais produtos serão lançados nos próximos meses. Mas se você espera que a Maçã revele informações sobre um novo iPhone ou do tão comentado relógio inteligente iWatch, se enganou. Segundo o jornal Financial Times, a empresa vai apresentar um sistema de automação residencial que controla a casa inteira usando apenas o smartphone.

De acordo com as fontes da reportagem, a novidade será anunciada já na segunda-feira, 2 de junho. Ainda não se sabe exatamente quais tipos de integração a plataforma de software terá com o celular do usuário. Contudo, o jornal diz que o iPhone poderá servir como um controle-remoto para comandar dispositivos inteligentes espalhados por todos os cômodos da casa.

Com o mecanismo sincronizado ao celular, seria possível programar as lâmpadas para que elas se acendam assim que o morador entrar no local. Além do iPhone, também estaria envolvido no sistema o set-top box Apple TV. Neste caso, o usuário seria capaz de comandar a televisão, aparelho de som e outros gadgets por meio de um aplicativo para o telefone celular.

O Financial Times ainda afirma que a Apple seria responsável apenas pelo sistema de automação e que nem todos os produtos que se integram a plataforma serão fabricados pela companhia da Maçã. Por esse motivo, a empresa estaria em conversas avançadas com outras corporações que produzem esses dispositivos inteligentes. Todos eles teriam um licença de uso da marca, semelhante ao que já acontece em fabricantes de acessórios para smartphones que vêm com a frase "Made for iPhone" na embalagem. Além disso, os gadgets licenciados podem ser vendidos em espaços físicos, como as Apple Stores.

Não há informações sobre quais empresas serão parceiras da Apple no novo negócio, mas a Philips é uma forte candidata. A companhia lançou neste ano a lâmpada inteligente Hue, que pode ser ativada à distância através de um app para celulares – o usuário ainda pode criar padrões de iluminação de acordo com os ambientes de cada cômodo da casa. O item foi colocado à venda primeiro nas lojas físicas da Maçã e está disponível em vários países, inclusive no Brasil.

Outra possível parceira da Apple é a Belkin. Além de fabricar cabos, teclados Bluetooth e acessórios para iPhones e iPad, a empresa possui um sistema de automação residencial integrado ao iPhone. Por um aplicativo para celular, o usuário pode controlar interruptores "smart" – e a ferramenta ainda possui integração ao IFTTT, conhecido por automatizar vários tipos de atividades no celular.

Como de costume, a Apple não se pronunciou sobre o caso. O lançamento da plataforma seria uma resposta a empresas como Samsung, Google e Microsoft, que possuem recursos voltados para automação residencial, mas bastante limitados. O Google, por exemplo, comprou a fabricante de termostatos Nest este ano por US$ 3,2 bilhões, mas até agora não foram anunciadas melhorias para os acessórios, nem se eles terão integração com dispositivos equipados com sistema operacional Android.

A WWDC 2014 acontece entre os dias 2 e 6 de junho, nos Estados Unidos. Fique de olho aqui no Canaltech para saber todas as novidades e anúncios da Apple no evento.

Leia também: