WWDC 2014: Apple confirma rumores e apresenta OS X Yosemite

Por Stephanie Hering | 02.06.2014 às 16:27 - atualizado em 04.06.2014 às 01:36

A Apple apresentou, nesta segunda-feira (2), suas novidades para o próximo ano durante a Worldwide Developers Conference (WWDC). Logo no início da apresentação, Tim Cook, CEO da empresa da maçã, disse que os primeiros assuntos da conferência seriam o OS X e o iOS.

Em seguida, Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, subiu ao palco e confirmou os rumores recentes. O novo OS X versão 10.10 usa o codinome Yosemite e recebe novo design, inspirado no iOS.

OS X Yosemite

Imagem: The Verge

Além das transparências, o Yosemite conta com um dock com novos ícones e background que se adapta ao wallpaper. Além disso, usuários que costumam trabalhar à noite podem optar pelo modo "dark", um tema de cores mais escuras.

Modo "dark" (Screenshot: Canaltech)

OS X Yosemite

Sobre os menus, eles também seguem a mesma linha do iOS, incluindo a central de notificações e o menu de compromissos. O que infelizmente não foi incluído foi a central de controle, presente no iOS. É possível ainda adicionar widgets editáveis na central de notificações, como hora e temperatura.

Central de notificações e widgets editáveis (Screenshot: Engadget)

OS X Yosemite

Uma das ferramentas do Yosemite que recebeu mais melhorias foi o Spotlight, que além de procurar por resultados no Mac, oferece resultados no Safari, aplicativos instalados e até mesmo em endereços no Maps. Agora, a busca da Apple aparece no centro da tela, trazendo resultados maiores e mais aprofundados.

Novo spolight (Screenshot: Engadget)

OS X Yosemite

iCloud Drive e Mail

Para os amantes do iCloud, uma boa novidade. Agora, com o iCloud Drive, é possível acessar pastas no Finder em diferentes dispositivos, como um iPhone ou iPad. A ferramenta também é organizável por pastas e tags e funciona no Windows.

Já o Mail, aplicativo querido por alguns e odiado por outros (especialmente após recentes falhas), também foi totalmente remodelado com o design do iOS e recebeu um recurso interessante, o Mail Drop. Trata-se de 5GB para armazenar e-mails. Contudo, o espaço ainda é pequeno perto de concorrentes como o Gmail, que já oferecem o dobro de armazenamento.

Safari

Segundo Federighi, o "Safari agora está mais poderoso do que nunca". Mais uma vez, assim como no iOS, o navegador passa a ter visualização de tabs e pilhas individuais, o que facilita a navegação.

Visualização de tabs no Safari (Screenshot: Engadget)

OS X Yosemite

Outro ponto importante e que já era aguardado há tempos pelos applemaníacos era a navegação privada. Com o Yosemite, o Safari permite abrir abas ou janelas específicas em modo de navegação anônima.

Ainda de acordo com o executivo, o Safari está mais rápido e econômico que seus concorrentes. Slides mostrados na apresentação afirmam que a eficiência de energia no modo multi-tab é 9,7x maior no Safari.

Por fim, o navegador conta ainda com scroll horizontal de tabs em miniaturas e um botão de compartilhar, para notícias ou imagens vistas na web. Ao escolher compartilhar uma foto com um amigo por e-mail, é possível ainda editá-la, inserindo balões, setas ou até mesmo zoom em uma área específica.

Opções de edição em fotos compartilhadas (Screenshot: Engadget)

OS X Yosemite

Handoff

Usuários Mac têm mais um motivo para comemorar. Depois de uma longa espera, chega ao Yosemite o Continuity e o AirDrop e, com eles, a possibilidade de continuar trabalhos em outros dispositivos por meio do Handoff.

Funciona mais ou menos assim: se você estiver escrevendo um e-mail ou documento no Mac e precisar sair, o Handoff vai entender o que está sendo feito e mostrar o trabalho do iPhone ou iPad do ponto de onde você parou.

Mas não são só documentos e e-mails que podem ser continuados de diferentes dispositivos. Agora, mensagens enviadas de um iPhone poderão ser vistas no Mac e vice-versa. O mesmo funciona para – acredite ou não – chamadas telefônicas.

Sendo assim, você poderá atender uma ligação no Mac por meio do microfone interno, ou então fazer uma ligação pelo Safari, após encontrar um número na web.

Chamadas agora no Mac (Screenshot: The Verge)

OS X Yosemite

Durante o teste do Handoff com chamadas telefônicas no Mac, Federighi aproveitou para confirmar a cadeira na Apple de Dr. Dre, CEO da Beats (recém adquirida pela empresa de Cupertino). O rapper ainda brincou com a situação e perguntou ao executivo que horas era preciso "bater ponto" na Apple.

Atualização

O OS X Yosemite será gratuito e chegará para todos os usuários entre o terceiro e quarto semestres deste ano. Na WWDC, o sistema operacional também estará disponível no modo beta para desenvolvedores.