10 novidades que a Apple deve mostrar durante a WWDC 2015

Por Redação | 05 de Junho de 2015 às 08h31
photo_camera Divulgação

Com a WWDC batendo à nossa porta, é natural que as expectativas em torno dos anúncios da Apple para sua nova geração de dispositivos e mudanças nos sistemas operacionais deixem todos os fãs ansiosos. A especulação e os rumores fazem parte da cultura em torno dos produtos da empresa e, para muitos, todo esse processo é quase como um ritual.

E, embora esses anúncios aconteçam apenas no próximo dia 8 de junho, isso não impede que algumas dessas novidades tenham aparecido muito antes disso, seja a partir de um rumor, informações de algum informante ou mesmo de um vazamento completamente inesperado. É claro que alguns parecem impossíveis de serem realizados, enquanto outros seguem como quase uma das certezas que veremos na semana que vem.

Para ajudá-lo a se localizar em meio a essa mar de boatos e a se situar nas apostas mais prováveis daquilo que veremos durante a WWDC na próxima segunda-feira, listamos alguns dos rumores com as maiores chances de se tornar realidade para que você possa se empolgar com aquilo que realmente vale a pena. Anote, faça um bingo e abrace o hype.

Apple e o streaming de músicas

Essa é uma previsão que já podemos considerar mais do que certa. Com a compra da Beats e a expansão dos serviços de streaming de música, uma das principais novidades que veremos durante a WWDC na semana que vem será a estreia da Apple nesse segmento. Afinal, como a empresa de Cupertino pretende bater de frente com o Spotify?

iPhone e Beats

E, mais do que simplesmente mostrar o recurso, devemos ter detalhes sobre os planos de assinatura, assim como o conteúdo exclusivo que justificaria a migração de uma plataforma já estabelecida para a estreante. De acordo com o Wall Street Journal, o valor da mensalidade deve girar em torno dos US$ 10, o que significa que o diferencial não deve estar no preço.

Há quem acredite que nem mesmo acesso gratuito ao catálogo será oferecido, mas que, em compensação, os usuários contarão com uma biblioteca de peso. Há ainda a possibilidade de vermos o primeiro serviço da Apple chegar a outros dispositivos, sobretudo o Android — algo mais do que básico caso a equipe de Tim Cook queira mesmo desbancar o Spotify.

O iOS vai receber seu próprio Google Now

Se você sempre invejou a praticidade que o Google Now oferece aos usuários de Android, a Apple pode estar prestes a mostrar uma novidade para rivalizar com essa ferramenta. Supostamente chamado de Proactive, o recurso deve ser apresentado durante a WWDC como uma forma de oferecer informações úteis antes mesmo que você peça por elas.

De acordo com o site 9to5Mac, o Proactive vai apresentar eventos marcados em sua agenda, detalhes sobre a localidade onde você se encontra e mais elementos relacionados aos aplicativos mais usados em seus dispositivos. Porém, apesar de promissor, parece que a resposta ao Google pode não aparecer já no iOS 9, o que faria com que sua participação no evento fosse mais expositiva do que algo realmente prático.

iPad multitarefa de verdade

Ainda falando no iOS, mas em sua versão para tablets, uma novidade que realmente vai deixar muita gente animada é com a suposta possibilidade do sistema permitir que o iPad rode vários aplicativos de uma só vez e com tudo funcionando em uma só tela.

iPad Air

Em outras palavras, a Apple pode trazer o conceito de janelas para seu tablet para salvar a vida de quem reclamava das limitações de interface que prejudicavam a produtividade do usuário. Se isso realmente se comprovar, você pode deixar o navegador aberto enquanto escreve um texto no Pages e deixa um vídeo rodando no YouTube ali no cantinho — aproximando o aparelho muito mais de um computador de verdade.

Ainda assim, o site 9to5Mac afirma que a empresa de Cupertino pode reservar essa novidade para outro evento posterior à WWDC. Segundo a página, a novidade pode ser adiada para coincidir com o anúncio da nova geração de iPads.

O Maps pega ônibus

Ainda em sua batalha contra a Google, a Apple tem a difícil tarefa de emplacar seu serviço de geolocalização e fazer com que os usuários optem por ele ao invés do Google Maps. E, para isso, ela deve aproveitar a WWDC para anunciar que o Maps vai finalmente receber informações sobre transporte público.

Isso significa que pesquisas feitas no aplicativo proprietário vão mostrar rotas que já englobam o uso de linhas de ônibus, trem e metrô, facilitando a vida de muita gente. É claro que esse é um recurso que vai afetar inicialmente apenas quem mora em grandes cidades, como Nova Iorque, mas que não deve demorar em se espalhar pelo mundo.

Novidades para o OS X

Embora a última grande atualização do sistema operacional tenha sido liberada há pouco tempo, isso não significa que não teremos nada de novo sendo mostrado durante o evento da semana que vem. Segundo rumores, uma nova versão vai ser apresentada para introduzir alguns recursos a mais, além de reforçar a segurança geral do OS X.

Macbook

Entre as principais adições que devemos ver está a chegada de um Centro de Controle semelhante ao que temos no iOS e a mudança na fonte-padrão, que deve ficar mais próxima daquela que a empresa adotou no Apple Watch.

A nova Apple TV

Outro rumor bem antigo que deve se concretizar com a WWDC no próximo dia 8 é a chegada da nova versão da Apple TV. De acordo com o BuzzFeed, as mudanças vão incluir melhorias no hardware, principalmente ao oferecer o mesmo processador utilizado pela empresa no iPhone 6 e mais espaço de armazenamento. Já o New York Times afirma que teremos um controle remoto com um touchpad que traz a mesma tecnologia Force Touch de reconhecimento de pressão usada no Apple Watch.

Além disso, os rumores apontam também para a chegada de alguns recursos ao aparelho. O maior destaque nesse sentido é a melhoria na interface e a chegada da Siri, que vai facilitar a vida de quem gosta de conversar com seus eletrônicos.

Uma loja própria para sua TV

Na carona da nova Apple TV, a Maçã ainda deve apresentar uma loja de aplicativos dedicados para o gadget, tornando-o muito mais versátil e plural do que tínhamos até então. Apesar desse também ser um rumor bem antigo que nunca se concretizou, várias fontes apontam que dessa vez a coisa sai do papel.

Apple TV

Nada foi comentado sobre os recursos que veremos e o potencial que se esconde por trás dessa AppStore, mas se lembrarmos que a WWDC é um evento dedicado a desenvolvedores, não seria nada estranho sermos surpreendidos com algo realmente grande.

Mais espaço para o Watch

Agora que o Apple Watch finalmente foi lançado, chegou a hora da companhia mostrar por que o consumidor e produtores de conteúdo como o relógio inteligente pode impactar de verdade nossas vidas. Tudo bem que ele é bacana e todo mundo quer um, mas por quê?

A previsão é que tenhamos novos aplicativos sendo apresentados no palco do evento, incluindo alguns que utilizem funções mais complexas dentro do gadgets e que aproveitem melhor seu hardware. Se você ainda não se empolgou com a nova tecnologia, a WWDC pode ser a oportunidade ideal para isso.

Melhorias no Apple Pay

Lembra-se daquele recurso que a Apple havia prometido para facilitar os pagamentos dos usuários em uma série de estabelecimentos? O recurso não chegou a ser nenhum sucesso estrondoso — ao menos no Brasil —, mas isso não deve impedi-la de mostrar algumas novidades para o Apple Pay.

De acordo com o New York Times, a função deve receber suporte a cartões de fidelidade e vantagens, ampliando suas formas de uso. Assim, você não precisa mais ficar guardando tickets ou somando pontos manualmente para garantir um desconto ou qualquer outro tipo de vantagem, pois tudo isso é feito em um só lugar.

Vamos falar sobre o HomeKit?

Embora tenha sido anunciado no ano passado, pouco se ouviu falar sobre o HomeKit depois disso. O software dedicado ao controle de casas inteligentes ainda precisa de alguns ajustes e, principalmente, de um empurrãozinho para seguir em frente. E, conforme relatado pelo site 9to5Mac, um aplicativo dedicado a ele deve ser liberado para o iOS para facilitar todo esse processo.

Via: The Verge, The Wall Street Journal, 9to5Mac (2, 3, 4), BuzzFeed, The New York Times (2)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.