Windows Vista terá suporte estendido encerrado em 11 de abril

Por Redação | 15 de Março de 2017 às 11h31

Lembra do Windows Vista? Sim, aquele sistema operacional pesado que quase ninguém conseguia rodar quando foi lançado em 2007. Pois bem, aos poucos usuários do sistema, a Microsoft mandou avisar nesta quarta-feira (15) que vai encerrar o suporte estendido no dia 11 de abril.

Isso significa que a partir dessa data o sistema não vai receber mais nenhum tipo de atualização, nem aquelas para corrigir um problema gravíssimo de segurança. Ou seja, se você faz parte do restrito grupo de usuários do sistema, é bom procurar um novo SO para instalar no seu computador.

Lançado para substituir o Windows XP, o Vista chegou apostando alto em consumo e criação de conteúdo multimídia. Pioneiro em alguns aspectos, sobretudo no compartilhamento de arquivos P2P e uma interface visual mais apelativa e cheia de efeitos graças ao Aero, o sistema acabou errando mais do que acertando.

A começar pelos bugs crônicos que afetavam o seu funcionamento como um todo. Não raramente o Vista travava sem qualquer motivo aparente, deixando os usuários na mão. O forte apelo estético e foco em efeitos visuais também acabou tornando o sistema pesadíssimo e praticamente inutilizável mesmo em computadores topo de linha da época.

Com a paciência esgotada e cansados de reclamar, os usuários retornaram para o Windows XP e mandaram um recado bastante claro à Microsoft de que aquilo não tinha dado certo. E foi ali que a empresa entendeu onde tinha errado e começou a trabalhar no Windows 7. Lançado em 2009, apenas dois anos depois do Vista, o 7 era aquilo que o Vista deveria ter sido: bonito, atraente e extremamente leve.

Com o anúncio do fim do seu suporte estendido, o Windows Vista se junta ao Windows XP na cova de sistemas operacionais defuntos da Microsoft. Se você tem uma chave válida do sistema, a melhor alternativa é migrar para o Windows 7, que contará com suporte até 2020, ou mudar direto para o Windows 10.

Fonte: Microsoft

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.