Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows está sendo atacado por hackers, admite Microsoft

Por| 24 de Março de 2020 às 11h15

Link copiado!

Windows
Windows

Uma falha de segurança em um sistema de processamento de fontes está presente em todas as versões do Windows e, de acordo com a Microsoft, já está sendo utilizada em ataques direcionados. A brecha, que permanece sem solução, permite o controle remoto do computador para acesso e execução de ações desde que o atacante consiga fazer com que o usuário-alvo abra um arquivo de texto comprometido.

Presente em um arquivo DLL, o problema não havia sido revelado anteriormente, o que explica um pouco porque ele não recebeu uma correção. A brecha aparece no chamado Adobe Type Manager Library, ou atmfd.dll, que, apesar do nome, é de responsabilidade da Microsoft e serve para renderizar alguns tipos de fontes no sistema operacional. De acordo com a companhia, a falha está sendo considerada como crítica e recebeu a graduação mais alta na lista de problemas de segurança do Windows, o que também significa que receberá prioridade dos desenvolvedores para solução.

De acordo com a companhia, basta que um documento comprometido seja visualizado, mesmo que apenas por meio do recurso Windows Preview, para que um hacker possa executar malwares no computador da vítima e o controlá-la à distância, roubando dados ou realizando ações com ele. Os caminhos podem ser diversos, desde o uso em ataques de negação de serviço até sequestros de dados, mas a Microsoft não deu mais detalhes sobre os ataques que estão acontecendo, limitando-se a afirmar que eles são direcionados a certos alvos e tem caráter “limitado”.

Apesar da aparente gravidade do problema, a companhia afirmou que o desenvolvimento de uma correção está seguindo o curso normal. Isso significa que, seguindo o ritmo comum de updates, os usuários do Windows 10 devem receber uma atualização no dia 14 de abril, na chamada “Patch Tuesday”. Normalmente, é nesse dia da semana que a Microsoft libera novidades, patches e outros elementos para o sistema operacional.

Continua após a publicidade

Entretanto, há de se notar a indicação de que a falha também aparece em outras versões da plataforma que, em sua maioria, não receberão correções. Somente usuários corporativos do Windows 7, por exemplo, devem ter o update, e desde que estejam pagando pelos serviços de suporte estendido da Microsoft, uma medida tomada por ela para garantir a segurança daqueles que precisam de mais tempo para atualizar o parque tecnológico.

Até lá, ou caso permaneçam sem correção para a falha, a recomendação é desabilitar prévias de documento de texto no Windows Explorer ou renomear o arquivo DLL para que ele não seja acessado, além de desativar o serviço WebClient por meio do prompt de comando ou busca do sistema operacional, por meio da opção “services.msc”.

Além disso, a todos, vale a recomendação de sempre. Como a exploração acontece mediante a abertura de um arquivo comprometido, o ideal é manter o olho vivo quanto a documentos que cheguem por fontes desconhecidas ou sejam enviados por e-mails e mensageiros instantâneos. Mesmo que o contato seja reconhecido, vale a pena prestar atenção e evitar executar o arquivo em caso de dúvida, já que isso protege o usuário não apenas deste, mas de tantos outros golpes da mesma categoria.

Fonte: TechCrunch, Gizmodo