Publicidade

Windows Anniversary Update é a primeira grande atualização do Windows 10

Por| 30 de Março de 2016 às 14h30

Link copiado!

Windows Anniversary Update é a primeira grande atualização do Windows 10
Windows Anniversary Update é a primeira grande atualização do Windows 10

A Microsoft anunciou hoje (30) a chegada da Windows 10 Anniversary Update, a primeira grande atualização do Windows 10. Informalmente chamada de Redstone, o update foi detalhado durante a Build 2016, conferência da MS direcionada a desenvolvedores. Anunciada por Terry Myerson, a atualização será disponibilizada gratuitamente para todos os usuários da versão mais recente do Windows no terceiro trimestre de 2016.

Maior integração entre PC e Xbox One, novo sistema Windows Ink, que coloca as canetas stylus no centro da experiência com um dispositivo com tela sensível ao toque, e a adoção do Bash, o sistema de linhas de comandos do Linux e loja unificada entre Windows e Xbox são as principais novidades.

Integração com o Xbox One

A primeira novidade da atualização é uma integração ainda maior do sistema Windows com o Xbox One. Com isso, será possível levar todos os seus aplicativos do Windows 10 para o console, acessando tudo de forma simples e eficaz direto da sua televisão. O console da Microsoft ganha ainda suporte para a assistente pessoal Cortana, para a reprodução de músicas no plano de fundo e também acesso à mesma Windows Store do Windows 10.

Continua após a publicidade

Windows Ink

O sistema Windows Ink vai revolucionar a forma como o usuário interage com uma tela sensível ao toque. Ele apresenta recursos inteligentes para reconhecer a escrita feita com uma caneta na tela, integrando esta ferramenta a uma série de aplicativos que vão desde o Word e PowerPoint até o Adobe Illustrator.

Bash no Windows

Outra novidade da atualização do Windows 10 será o suporte nativo para o sistema de linha de comando do Linux, recurso gerado a partir de uma parceria da Microsoft com a Canonical, companhia responsável pelo Ubuntu. O Bash é direcionado ao desenvolvimento de aplicativos e estará disponível para download na Windows Store em breve.

Continua após a publicidade

Cortana ainda mais integrada e inteligente

A assistente pessoal virtual do Windows 10, a Cortana, também ganhou algumas novidades. Ela se tornará ainda mais inteligente, oferecendo lembretes e avisos de forma proativa a fim de ajudar você a se lembrar de tudo. Além disso, ela se integrará ao Outlook para enviar e-mails usando comandos de voz e também amplia o suporte para o Android, exibindo mensagens recebidas no smartphone direto na tela do PC (e você pode responder tudo direto da assistente, sem precisar tocar me seu gadget portátil).

Plataforma universal

Tudo isso faz parte dos esforços para criar uma plataforma universal, que repete a mesma experiência em qualquer dispositivo equipado com o Windows 10 (mobile, desktop ou console). A ideia é ampliar as possibilidades de desenvolvimento, tornando o ambiente Windows cada vez mais flexível para desenvolvedores que querem criar apps para o sistema da Microsoft.