Veja como usar o Windows 98 diretamente no seu navegador

Por Redação | 03.03.2016 às 12:46

Até a chegada do XP, o Windows 98 era, para muita gente, o melhor sistema operacional da Microsoft — uma noção que era potencializada por uma bela pitada de nostalgia. Agora, esse sentimento pode ser alimentado no Copy.sh, um site que colocou a velha plataforma da empresa para rodar de novo, diretamente do navegador e graças ao Javascript.

Além do Windows 98, o site também permite a utilização virtual de algumas distribuições mais antigas do Linux. E os desenvolvedores garantem: não temos aqui uma simulação, mas sim os próprios sistemas operacionais rodando de maneira básica e sendo executados de forma plenamente funcional.

Por isso, é melhor tirar o cavalinho da chuva caso queira instalar seu game retro favorito ou começar a fazer mudanças. O Windows 98, assim como as versões do Linux, rodam diretamente da internet apenas com seus recursos principais. Dá para, por exemplo, “se conectar à rede” usando uma internet discada ou jogar Paciência e Campo Minado, além de modificar o papel de parede ou o protetor de tela. Tudo, claro, volta ao normal uma vez que se fecha a janela do browser.

A utilização inclui até mesmo as velhas lentidões na abertura de programas. Quase dá para ouvir o som do HD se movimentando para atender aos pedidos do usuário e lembrar de épocas em que nada era veloz, e tínhamos que ter uma paciência bastante grande para utilizarmos os principais recursos do Windows.

Trata-se, de acordo com os responsáveis pela página, de uma homenagem aos sistemas antigos, que para muita gente representam a primeira vez que acessaram a internet e utilizaram um computador. Mais do que isso, é também uma demonstração da força do Javascript, afinal de contas, ele está sendo capaz de rodar uma plataforma completa dentro de si.

Fonte: Copy.sh