Publicidade

Windows 95: software de e-mail tinha easter egg escondido há 25 anos

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Março de 2021 às 12h33

Link copiado!

Marcin Wichary/Flickr
Marcin Wichary/Flickr
Tudo sobre Microsoft

Um segredo escondido há 25 anos no Windows 95 foi revelado por um desenvolvedor de software. O easter egg estava oculto no Internet Mail, cliente de e-mails nativo do sistema operacional, e, quando ativado, exibe os créditos relacionados aos responsáveis pela aplicação, ao estilo das rolagens vistas no cinema e semelhante a outra brincadeira do tipo, que já havia sido descoberta na plataforma.

A descoberta foi do especialista em engenharia reversa Albacore, que acredita que esta é a primeira vez que o easter egg é exibido na prática. Para acessar a lista de créditos, basta acessar o menu de Ajuda do programa nativo de e-mail e, depois, selecionar a opção “Sobre”. Na sequência, bastava selecionar o primeiro arquivo DLL exibido em uma lista e digitar a palavra “mortimer” no teclado para que a janela secreta fosse aberta para exibir os nomes dos responsáveis pelo software.

Além dos responsáveis em si, o easter egg revela nomes preliminares do programa de correio eletrônico, que internamente parecia ser chamado de Athena ou Thor. A janela com os nomes se fecha após o final da rolagem dos créditos, que exibe não apenas os desenvolvedores, mas também os responsáveis pelos testes do Internet Mail e aqueles que prestaram apoio ou assistência à solução que, para muita gente, representou o primeiro contato com a comunicação por e-mail.

Continua após a publicidade

Vale a pena citar, também, que essa é uma versão semelhante a um easter egg que exibe os créditos gerais do Windows 95. A ativação, neste caso, é mais longa, exigindo a criação de uma pasta que deve ser renomeada três vezes com os seguintes títulos, na sequência: "and now, the moment you've all been waiting for", "we proudly present for your viewing pleasure" e "The Microsoft Windows 95 Product Team!" O resultado é uma janela secreta com direito a trilha sonora e os nomes de todos os envolvidos na criação da plataforma.

De acordo com Albacore, a descoberta desse tipo de segredo é parte do trabalho de engenharia reversa, jamais sendo obtida por acaso. De acordo com ele, a pista que indicou a presença da tela de créditos foi obtida a partir de um arquivo DLL do sistema, que, quando analisado, indicou que o programa responderia à digitação da palavra mágica.

Continua após a publicidade

Em sua conta no Twitter, o desenvolvedor também tem publicado outras descobertas relacionadas não apenas ao Windows 95, mas também outras versões do sistema operacional. As análises envolvem versões antigas de ícones que ainda estão presentes em meio aos códigos da plataforma, indicações de recursos não implementados e demais itens ocultos.

Fonte: Albacore (Twitter)