Publicidade

Windows 7 volta a ter queda, mas ainda lidera em total de usuários

Por| 08 de Junho de 2018 às 16h43

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Após dois meses de um aumento no número de utilizadores, o Windows 7 voltou a registrar queda em seus números de uso ao longo do mês de maio de 2018. De acordo com dados da Net Applications, empresa voltada para análises do mercado de software, a redução no período foi de 1,8%. Parece pouco, mas também é a maior baixa experimentada pelo sistema operacional nos últimos dois anos.

De acordo com os números do mês de maio, o Windows 7 permanece na liderança do mercado de sistemas operacionais. Mesmo com a redução, ele permanece com um market share de 41,8%, enquanto o segundo colocado, o Windows 10, aparece com 34,7%. A plataforma registrou aumento de 0,9% no período, com a Microsoft querendo ver esse crescimento sendo cada vez maior, na mesma medida em que o antecessor diminui sua penetração.

Apesar dessa distância toda, a empresa de Redmond deve ver os totais como positivos, pelo fato de, em março e abril de 2018, o Windows 7 ter revertido a tendência e apresentado crescimento. Não é um resultado desejável para um sistema operacional lançado em 2009 e que, por mais que ainda esteja recebendo suporte da companhia, algo que é garantido até 2020, não constitui a oferta corrente de produto nem a plataforma que recebe maior atenção.

Na previsão, quando se leva em conta os dados do passado recente, uma ultrapassagem deve acontecer ainda neste ano. Ao final de 2018, a expectativa é de termos o Windows 10 rodando em 45,6% de todas as máquinas com a plataforma, enquanto seu antecessor ainda aparecerá em 43.2%. É uma liderança que a Microsoft deve comemorar, é claro, mas que, novamente, apresenta o problema inerente de uma plataforma com uma década de existência, ainda, rodando em uma quantidade assustadora de dispositivos.

Continua após a publicidade

A espera, então, é por uma situação semelhante à que foi vista com o Windows XP, que levou anos e anos, mesmo depois do fim do suporte oficial, para chegar a um patamar em que representasse apenas um coeficiente de máquinas defasadas e desatualizadas, em vez de uma preferência por parte dos usuários. Levando em conta as diversas críticas ao Windows 10 e aos problemas que constantemente aparecem em grandes atualizações da plataforma, essa parece ser uma questão que se avizinha.

Em outros sistemas, houve estabilidade, com o Windows 8 e sua versão 8.1 mantendo presença em 6,5% dos PCs em operação no mundo – um movimento que deve durar pouco, entretanto, com a estimativa de que a plataforma deve cair para baixo dos 5% até dezembro. Enquanto isso, o Windows XP permanece firme com sua fatia de 5% do mercado, que não deve sofrer grandes alterações.

Enquanto isso, o MacOS teve queda de 0,2% em maio, fechando o mês com market share de 9%. O Linux teve crescimento de 0,1% e aparece em 2% dos computadores em operação no mundo. Aqui, inclusive, houve recuperação, já que quedas sucessivas haviam levado a plataforma a ficar abaixo dessa marca, considerada tradicional para o Pinguim.

Os dados da Net Applications são obtidos a partir do acesso a loja de aplicativos e sites de clientes da companhia. Os dados que permitem a liberação dos dados são obtidos de forma anônima, a partir do navegador utilizado para visita.

Continua após a publicidade

Fonte: Tech Central