Publicidade

Windows 7 perde usuários e permanece rodando em menos da metade dos PCs

Por| 04 de Dezembro de 2017 às 18h55

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Após oito anos do seu lançamento, o Windows 7 vai sumindo dos computadores de usuários do sistema operacional da Microsoft. Pela primeira vez, essa versão está instalada e rodando em menos da metade dos PCs, ou seja, em 43,12% das máquinas, segundo uma pesquisa da NetMarketShare feita em novembro.

Em relação a novembro do ano passado, houve uma queda de 3,5%. Mas o levantamento notou que há uma aceleração no sumiço do Windows 7: somente no mês passado, foi registrada uma queda de 2,6%. Essa queda é natural, até porque, em janeiro de 2015, a Microsoft encerrou o suporte ao Windows 7 — os usuários somente receberiam atualizações de segurança. À época, o sistema operacional estava instado em 56% dos PCs.

A influência dos bots

Só que há um problema nessa pesquisa, segundo apontou a NetMarketShare. Muito dos bots que estão em atividade atualmente operam a partir de máquinas com o Windows 7. E isso pode ter dado uma inchada nos números.

Continua após a publicidade

Para amenizar a influência dos bots e do trabalho de hackers, que utilizam a comunicação automática para direcionar tráfego, a NetMarketShare afirmou que revisou seus métodos de coleta de dados na tentativa de ter um número mais próximo da realidade.

Outra conclusão da pesquisa é que mais usuários foram levados a adotar o Windows 10, o último SO disponível da Microsoft. Isso porque o Windows 8 e o 8.1 foram um fracasso, com sua reestrutura radical e o fim do menu Iniciar. Já o Windows 10, lançado em junho de 2015, não só recuperou o adorado menu como se mostrou a melhor alternativa de atualização para quem se mantinha fiel ao Windows 7.

Fonte: Mashable