Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 10 vai ganhar modo sandbox para verificação de arquivos maliciosos

Por| 19 de Dezembro de 2018 às 12h29

Link copiado!

Microsoft
Microsoft

O Windows 10 vai receber um modo sandbox para verificação de executáveis potencialmente maliciosos, que poderão ser executados de forma isolada do restante do sistema operacional. A novidade deve chegar às versões Pro e Enterprise da plataforma no ano que vem, mas deve aparecer para os usuários do programa Insider, que recebem novidades e atualizações antes de todos, em caráter de testes já nas próximas semanas.

A ideia é basicamente a mesma já utilizada hoje por muitos usuários avançados, que criam máquinas virtuais para executar arquivos potencialmente maliciosos ou problemáticos. Só que, agora, o recurso será integrado ao Windows 10, que vai criar uma instalação do sistema operacional com apenas 100 MB e somente recursos básicos, com kernel isolado do restante do computador.

Assim, caso os problemas ou perigos efetivamente existam, eles não afetarão o computador como um todo, somente os arquivos isolados. Uma vez que o modo Sandbox for finalizado, todos os arquivos são removidos juntamente com as questões encontradas no executável, mantendo o restante do sistema operacional seguro e íntegro.

Continua após a publicidade

Uma vez lançado, o recurso vai exigir que o Windows 10 esteja atualizado e que a BIOS da máquina tenha as capacidades de virtualização habilitadas. Além disso, dois núcleos da CPU serão dedicados apenas à Sandbox, assim como 4 GB de memória RAM e 1 GB de espaço em disco. Por mais que a instalação, em si, exija apenas 100 MB, o restante será reservado para eventuais necessidades adicionais.

A simplificação é a palavra de ordem para a Microsoft, apesar do foco nos usuários corporativos ou mais avançados. Uma vez habilitado por meio das configurações do sistema operacional, o modo Sandbox se torna um aplicativo no menu Iniciar, com a instalação e execução acontecendo a partir de um único clique. Após o fim dos testes, basta fechar a janela como qualquer outro app para que a limpeza aconteça automaticamente.

Mesmo após o período de testes com usuários Insiders, a Microsoft manterá um centro de feedback sobre o recurso, de forma a receber indicações de problemas e bugs no recurso. O principal foco, aqui, é mitigar questões relacionadas à segurança e privacidade do Sandbox, mas os usuários serão incentivados a indicarem todo tipo de falha encontrada para que possam ser solucionadas em atualizações posteriores.

Fonte: Microsoft