Windows 10 terá ferramenta de gravação de tela

Por Redação | 21.07.2015 às 09:47

Uma boa notícia para quem produz conteúdo de games ou tutoriais em vídeo – o Windows 10 conta com uma ferramenta nativa de gravação de tela. A novidade já está disponível na versão Beta do sistema operacional, que está há meses nas mãos de usuários interessados, e faz parte de um kit de ferramentas voltadas especificamente para jogos. Apesar disso, a funcionalidade pode ser utilizada em qualquer aplicativo.

Gratuito e presente em todas as versões do sistema operacional, o recurso pode ser acessado por meio do aplicativo Xbox ou também a partir do atalho Windows + G, no teclado, que dá acesso a “barra de Jogos”. A partir dela, é possível tirar screenshots instantaneamente ou iniciar a gravação a partir de botões dedicados ou outras combinações de teclas.

Funções avançadas também estão disponíveis e permitem que o usuário escolha o formato de vídeo a ser gravado, além de sua qualidade e tamanho final. Dá, ainda, para fixar um limite de tempo para as gravações, dividindo sessões mais longas em partes de forma a não gerar arquivos gigantescos. Todos podem ser acessados a partir de uma pasta dedicada de vídeos.

Windows 10 Game Bar

A ideia, aqui, é facilitar a vida de quem produz gameplays, mas é interessante notar que a Microsoft pensou em todo seu espectro de usuários na hora de criar a funcionalidade. Mais do que isso, a inclusão da novidade vem como uma ótima notícia para quem depende de aplicativos de terceiros para realizar essa função, muitos deles pagos ou com uma qualidade que deixa a desejar em suas versões gratuitas.

O Windows 10 chega em 29 de julho para usuários domésticos e corporativos. Quem tem as versões 7 e 8 do sistema operacional terá direito a um upgrade gratuito.

Fonte: Beta News