Windows 10 será lançado no final de julho, segundo AMD

Por Redação | 20 de Abril de 2015 às 10h21

A Microsoft faz mistério, mas parece que a data de lançamento do Windows 10 vazou antes da hora. Pelo menos de acordo com Lisa Su, presidente da AMD, que revelou durante uma conferência com acionistas da empresa, na semana passada, que o próximo sistema operacional da gigante de Redmond chegará ao mercado no final de julho.

Questionada sobre o planejamento de estoques e inventário, Su afirmou que "com o lançamento do WIndows 10 no final de julho, esperamos ver um impacto com o período de volta às aulas".

O período é o mesmo já anunciado pela Microsoft, que havia dito anteriormente que a plataforma seria lançada durante o verão americano (inverno brasileiro) em 190 países e em 111 idiomas. Claro, é provável que a companhia ainda não tenha estabelecido uma data oficial para disponibilizar o software, mas as declarações da executiva da AMD mostram que o sistema pode estar prestes a entrar em seu estágio final de desenvolvimento. Além disso, a afirmação da AMD faz sentido se levarmos em consideração que a entidade precisa preparar seus computadores para o Windows 10.

Em visita ao Brasil no começo deste mês, Stephen Elop, que hoje atua na área de dispositivos da Microsoft, disse que mais informações sobre o Windows 10 serão reveladas no próximo dia 29 de abril, data em que acontece a conferência BUILD, voltada para desenvolvedores e entusiastas do sistema. É provável que a empresa revele justamente nessa data quando colocará sua nova plataforma à venda, além de disponibilizar a última versão beta (Windows Technical Preview) antes do produto final.

O Windows 10 será gratuito para quem já tem o Windows 7 ou Windows 8.1, uma decisão que deve impactar cerca de 1,5 bilhão de usuários do software em PCs. Entre as principais novidades estão a volta do Menu Iniciar, integração com a assistente de voz Cortana, apps universais e um novo navegador, o Project Spartan, que futuramente vai substituir o Internet Explorer. O sistema também ganhará uma versão própria para tablets e smartphones.

Fontes: AMD, The Verge

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.