Windows 10 será lançado em 29 de julho; veja como reservar o seu

Por Redação | 01 de Junho de 2015 às 08h32

Após muita expectativa, a Microsoft finalmente anunciou quando os usuários poderão comprar ou atualizar suas máquinas para o Windows 10. De acordo com a companhia, a nova versão do sistema operacional mais usado no mundo chegará às lojas no dia 29 de julho, o mesmo período anunciado por acidente em abril pela CEO da AMD, Lisa Su.

Agora com uma data oficial revelada, a empresa tem menos de dois meses para fazer os últimos ajustes antes de disponibilizar a plataforma aos consumidores. Isso inclui melhorias de desempenho, correção de bugs, inclusão ou remoção de determinadas ferramentas presentes na versão beta disponível atualmente, entre outras atualizações.

"Graças ao feedback dos mais de quatro milhões de testadores do programa Windows Insider, temos feito grandes progressos no Windows 10 e estamos quase prontos para entregá-lo como um upgrade gratuito a todos os nossos clientes do Windows", afirmou Terry Myerson, vice-presidente de software da Microsoft.

"Projetamos o Windows 10 para criar uma nova geração do sistema para as mais de 1,5 milhão de pessoas que utilizam a plataforma hoje em 190 países ao redor do mundo. Com o Windows 10, começamos a entregar nossa visão mais pessoal sobre computação, definida pela confiança [dos usuários] em como protegemos e respeitamos suas informações pessoais, na mobilidade da experiência por meio de seus dispositivos móveis e nas interações naturais de seus gadgets com o Windows", completou o executivo.

A Microsoft também destacou algumas das principais funções que estarão disponíveis no sistema. Entre elas estão os novos aplicativos de fotos, vídeos, música, mapas, e-mail e calendário, uma Windows Store reformulada e com apps universais e integração da Xbox Live e do app oficial do Xbox com o novo software para permitir que os jogadores acessem pelo PC sua lista de contatos, coleção de jogos, mensagens e conquistas. O pacote Office também virá incluso.

Outra novidade é o Windows Hello, que permite fazer login no computador sem a necessidade de digitar senhas ou sequências numéricas - neste caso, o usuário faz uso da autenticação por meio da biometria, podendo cadastrar sua impressão digital, íris ou rosto (para reconhecimento facial). Além disso, há o Windows Continuum, que adapta o sistema a dispositivos com diferentes formatos como, por exemplo, telas sensíveis ao toque ou aos tradicionais mouse e teclado.

Por fim, os dois principais recursos do Windows 10 também estão quase prontos para o lançamento em julho. O primeiro é a assistente de voz Cortana, que pode fazer buscas tanto na internet quanto em arquivos que estejam na nuvem, no PC ou no smartphone. Ela pode ser ativada a qualquer momento movendo o cursor para a barra de tarefas ou via comandos de voz. Já o segundo recurso é o novo navegador Microsoft Edge, que no futuro substituirá o Internet Explorer.

Como programar seu computador para receber o Windows 10

Além do anúncio com a data de lançamento da plataforma, Microsoft começou a notificar os usuários das versões Windows 7 e Windows 8.1 para que possam preparar suas máquinas para o download do novo sistema. Veja abaixo o passo a passo para programar a atualização:

1. No canto direito da barra de tarefas, repare no logotipo do Windows logo ao lado do relógio.

Windows 10

2. Ao clicar sobre esse botão, uma nova janela se abrirá. Depois, vá em "Reserve sua atualização gratuita".

Windows 10

3. Informe um endereço de e-mail para obter a confirmação.

Windows 10

Pronto. Agora é só aguardar até o dia 29 de julho para receber uma notificação em seu computador ou tablet quando o Windows 10 estiver pronto para ser enviado. Lembrando mais uma vez: apenas usuários com versões legítimas do Windows 7 ou 8.1 poderão atualizar suas máquinas gratuitamente. Donos de PCs com versões piratas do sistema também poderão fazer o update, mas deverão pagar pela licença oficial da plataforma.

Fonte: Blogging Windows

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.