Windows 10 será gratuito para testadores do programa Insider

Por Redação | 22.06.2015 às 09:55
photo_camera Divulgação

Se você faz parte do programa Windows Insider e tem testado o Windows 10 nos últimos meses, aí vai uma boa notícia: a Microsoft anunciou que todos os usuários que estão participando desse período de testes receberão uma licença gratuita do novo sistema operacional da companhia assim que ele for lançado no final de julho.

De acordo com a empresa, logo quando a plataforma for disponibilizada em sua totalidade, os donos de PCs que estão utilizando o Windows 10 Insider Preview não precisarão baixar nenhum patch ou arquivo, uma vez que a atualização será automática e vai registrar o software final de forma permanente. Além disso, haverá uma opção que permitirá desabilitar novos updates para que o usuário fique com o modelo estável do sistema.

Um detalhe importante: a Microsoft faz questão de lembrar que o Windows 10 só será liberado gratuitamente para os testadores que já possuem uma licença oficial do Windows 7 ou Windows 8.1 instalada em suas máquinas. Isso significa que versões piratas do software não estão inclusas na decisão e que, neste caso, será preciso adquirir uma licença para continuar usando a plataforma. A companhia já tinha dito anteriormente que a "oferta para atualizar gratuitamente o Windows 10 não se aplica a dispositivos rodando cópias não-genuínas do Windows".

Como vai funcionar a atualização?

Se você tem uma versão genuína do Windows 7 ou Windows 8.1, já é possível reservar a atualização agora mesmo e aguardar o download do Windows 10 assim que ele estiver disponível no dia 29 de julho. Caso você tenha o Windows 8, será preciso atualizar sua máquina para a versão 8.1 para dar continuidade ao processo. A partir dessa data, você terá um ano para baixar o update de graça e não haverá planos de assinatura anuais para novas atualizações - todas elas serão liberadas gratuitamente durante a vida útil do sistema ou do seu dispositivo.

Você já deve ter reparado que no canto direito da barra de tarefas apareceu o ícone do Windows. Ao clicar, você será direcionado a um passo a passo para reservar a atualização do sistema. Neste link explicamos como conclui-lo.

Se o software no computador não for original, será mostrado um aviso durante o download da atualização informando de que aquela cópia não é legítima e que, por esse motivo, será necessário comprar uma licença legal da Microsoft. Neste caso, a própria janela de instalação deve exibir links para que o consumidor adquira uma cópia oficial do software e, assim, consiga atualizar seu PC automaticamente.

Fonte: Blogging Windows