Windows 10 Preview: como instalar e desinstalar o sistema no smartphone

Por Redação

Se você está curioso para ver o novo Windows 10 em funcionamento no seu dispositivo móvel, saiba que existe uma maneira de utilizar o preview do sistema operacional, e, caso não seja do seu agrado, removê-lo sem grandes problemas.

Porém, é preciso fazer uma ressalva antes que você se empolgue com a ideia: nem todos os aparelhos são compatíveis com o novo SO móvel da Microsoft. A novidade só funciona em alguns modelos de Lumia; são eles: 630, 635, 636, 638, 730, e 830 – contanto que tenham no mínimo 8 GB de espaço, o Windows Phone 8.1 já esteja instalado no telefone no momento da compra e o número da versão seja 8.10.14219.341 ou anterior.

A própria Microsoft já anunciou que o Windows 10 será compatível com smartphones que possuem pelo menos 512 MB de memória RAM e de 4 GB de espaço para armazenamento. Veja os detalhes de compatibilidade:

Windows 10 Phone

Antes de começar a instalação

A fabricante alerta que o software de pré-lançamento nem sempre funciona conforme esperado. Panes inesperadas no telefone podem acontecer e danificar ou até mesmo excluir arquivos, afinal, trata-se de uma versão de testes.

Antes de instalar o Technical Preview é importante realizar o backup de seus aplicativos, fotos e outros itens importantes no OneDrive. Depois de configurar o backup do OneDrive, pode demorar um pouco até que o upload seja concluído (especialmente de fotos e vídeos). Verifique se tudo foi carregado no OneDrive antes de continuar com a instalação.

Vamos instalar!

O processo de download e instalação do preview do Windows 10 é o mesmo utilizado no Windows 8.1.

1. Inscreva-se no programa Windows Insider com uma conta da Microsoft – não necessariamente a que você usa diariamente, mas isso pode facilitar sua vida;

2. Baixe o aplicativo do Windows Insider na loja de aplicativos para Windows Phone;

Windows Insider

3. Acesse sua conta e clique em “Get preview builds”;

Preview Windows 10 Phone

4. Você poderá escolher entre duas opções: "Insider Fast"(Frequente) ou "Insider Slow" (Menos frequente). A primeira opção é indicada para os beta-testers, que irão receber as atualizações assim que estiverem disponíveis e reportar à Microsoft problemas encontrados no sistema a fim de ajudar a melhorar a plataforma. Já a segunda opção é indicada para aqueles que desejam aguardar até que as compilações estejam um pouco mais estáveis para receber as atualizações.

Instalar Windows 10 Preview

5. Uma vez que você passou por todas as telas de confirmação, vá até as Configurações e instale as atualizações normalmente.

Observação: Quando você atualizar seu telefone, poderá ser necessário reiniciá-lo mais de uma vez para concluir a instalação do preview. Você pode ter que esperar até 60 minutos para uma reinicialização automática acontecer antes de seu telefone receber a atualização final do Windows 10.

Está enfrentando problemas com seu telefone?

Se o telefone parar de funcionar ou não responder, reiniciá-lo às vezes resolve o problema. Não teve sorte? Tente redefini-lo. Se nada funcionar, use a Ferramenta de Recuperação do Windows Phone para retornar ao Windows Phone 8.1, conforme ensinaremos a seguir.

Como desinstalar

Se você não leu nossas recomendações iniciais, fez o download, e acabou se irritando com os erros dessa versão feita para quem gosta de emoções, não se preocupe. Felizmente, não é muito difícil levar o seu telefone de volta ao Windows Phone 8.1 – desde que você tenha acesso a um PC e uma conexão com a internet.

1. Baixe a ferramenta de recuperação do Windows Phone (Windows Phone Recovery);

2. Conecte o seu smartphone no computador e ele o detectará automaticamente;

3. Clique em “Reinstall software” e o aplicativo irá baixar e reinstalar o Windows Phone 8.1 para você.

IMPORTANTE: Esse processo de downgrade não realiza o backup de absolutamente nenhum dado. Utilizar essa técnica significa que todo o conteúdo pessoal será apagado e que o telefone será restaurado, como se tivesse acabado de ser comprado. Você terá a oportunidade de restaurar um backup quando estiver refazendo a configuração do telefone, mas poderá ocorrer perda de dados e configurações de aplicativos após a restauração.

Considerações

A Microsoft alerta que alguns tipos de hardware, como alto-falantes Bluetooth, talvez não funcionem. Alguns aplicativos talvez não sejam instalados nem funcionem corretamente. Talvez também haja problemas com conexões de rede doméstica ou corporativa.

Portanto, pense muito bem antes de realizar o download de um preview no dispositivo que você usa diariamente.