Windows 10: Microsoft diz que sistema terá lançamento segmentado nos PCs

Por Redação | 02.07.2015 às 13:26

Uma mecânica bastante utilizada nas atualizações de serviços online deve dar as caras, agora, no Windows 10. A Microsoft anunciou que, apesar da data oficial de lançamento do sistema operacional ser 29 de julho, nem todos os interessados terão acesso à nova versão neste dia, já que a companhia deseja investir em uma liberação segmentada para garantir que tudo funcione bem.

Sendo assim, o lançamento deve acontecer pouco a pouco, de grupos em grupos de usuários, até que todos tenham acesso. Assim, a Microsoft consegue investir em suporte e garantir o funcionamento da solução em diversas categorias de dispositivo. Até mesmo o lançamento de atualizações nesse meio tempo, antes mesmo que todos já tenham o sistema rodando, não está descartado.

A companhia não revelou exatamente como o lançamento vai acontecer, mas a ideia é que aqueles que já estão rodando a versão Beta do Windows 10 sejam os primeiros a receberem a edição final. Isso não é apenas uma forma de privilegiar os que ajudaram no desenvolvimento, mas também permitir que eles continuem colaborando, buscando bugs e fazendo uma utilização massiva da plataforma, de forma a evitar problemas para os outros.

Na sequência, a vez será daqueles que reservaram uma cópia do sistema operacional, o que acaba abrangendo também outro grupo que parece bem empolgado – os usuários de Windows 7 e 8 que estão felizes com a possibilidade de atualização gratuita. E é aqui que se encontra outro gargalo, relacionado à compatibilidade com drivers, softwares e outros componentes de sistemas mais antigos.

Assim como acontece no método mais recomendado de atualização do Windows, a versão 10 do sistema operacional será baixada completamente antes que o usuário veja a possibilidade de atualizar. Assim, quebra-se a frustração relacionada ao processo, já que a pessoa verá o update realmente acontecendo, em vez de se animar com a chegada de um novo sistema para, na sequência, ter que aguardar muitos minutos ou horas de download.

Quem estiver a fim de comprar um computador novo, já rodando Windows 10, também vai ter vez. Como prometido, a Microsoft vai entregar o sistema antecipadamente para fabricantes e também liberar kits de atualização para as lojas, de forma que elas mesmas possam realizar o processo de update nas máquinas com as versões 7 ou 8.

A data de 29 de julho vale para as versões Home, Mobile e Pro do Windows 10. Em 1º de agosto, é a vez dos usuários corporativos e estudantes receberem o sistema operacional, com as edições Enterprise e Education, respectivamente.

Fonte: Microsoft