Windows 10 já tem mais usuários que o Windows 8

Por Redação | 12.08.2015 às 12:10

O processo de atualização gratuita e a garantia de compatibilidade com versões antigas de seu sistema operacional parece ter sido uma boa estratégia para a Microsoft. De acordo com dados da StatCounter, o Windows 10 ultrapassou o total de usuários do Windows 8 em apenas dez dias, conquistando 3,69% do mercado.

Os resultados foram obtidos por meio da análise de dados de acesso a servidores online e servem como uma estimativa para números que a Microsoft ainda não revelou oficialmente. Apesar de estar conquistando usuários rapidamente, o Windows 10 ainda tem um longo caminho a seguir se quiser alcançar o Windows 7, que hoje é o sistema operacional mais utilizado do mercado, com 53,31% de market share. Em segundo lugar está a versão 8.1, com 15,25%.

Vale a pena lembrar que ambos também fazem parte do programa de upgrade gratuito da Microsoft, ou seja, é bem possível que, no futuro próximo, tais porcentagens venham a cair na mesma medida em que promovem um aumento nos números do Windows 10. À primeira vista, pode soar como um canibalismo de sua própria base de usuários, mas para a Microsoft, na verdade, trata-se de uma mudança completa na forma como trabalha com a plataforma. Agora, ela busca reduzir a fragmentação de seu ecossistema e garantir que a esmagadora maioria de seus clientes tenham acesso às tecnologias mais atualizadas possíveis.

O próximo alvo do Windows 10 agora, é o OS X. O sistema operacional da Apple aparece logo acima na listagem, com um market share de 8,07%. A expectativa é que esse total seja atingido em breve, na medida em que a Microsoft libera mais atualizações e os usuários temerosos com o upgrade passem a sentir mais confiança na nova plataforma.

O verdadeiro desafio, porém, está na conquista da terceira colocação, que ainda é ocupada pelo Windows XP. Muito motivado pelos usuários corporativos, o arcaico sistema operacional ainda tem robustos 9,94% de market share e tem números que se movimentam muito pouco a cada trimestre, mostrando que seus utilizadores não andam lá muito dispostos a realizarem uma atualização, principalmente porque isso envolve não apenas uma mudança de plataforma, mas também a aquisição de novos computadores.

A Microsoft, por enquanto, não revelou números oficiais referentes ao Windows 10. O sistema operacional foi lançado no dia 29 de julho e pode ser baixado de graça por usuários do Windows 7, 8 e 8.1, inclusive no Brasil.

Fontes: StatCounter, Pplware