Windows 10 deve receber duas atualizações em 2017

Por Redação | 08 de Agosto de 2016 às 11h39

Enquanto a atualização de aniversário continua sendo disponibilizada para os usuários do Windows 10, a Microsoft já se prepara para o futuro. Falando sobre isso, revela que não teremos mais updates para o sistema operacional neste ano. Em vez disso, a empresa estaria planejando duas grandes atualizações para 2017.

Os updates teriam o mesmo nível de novidades e funções que o recém-lançado, entretanto devem chegar com focos variados. O primeiro, chamado internamente de Redstone 2, daria atenção especial a tecnologias e ferramentas mobile, coincidindo com a chegada de uma nova linha Surface. A ideia seria deixar o sistema operacional ainda mais amigável à interação por meio de touchscreen, com foco em dispositivos que fazem às vezes de tablet e computador.

E enquanto essa atualização já estaria em fase de testes internos, a próxima ainda é desconhecida. O update Redstone 3 teria lançamento marcado mais para o final do ano e mesmo a fonte que vazou as informações não soube dizer o que ele traria em termos de funções principais. Dados de telemetria do Windows 10, bem como o feedback da comunidade de desenvolvedores, porém, podem ajudar a indicar o caminho.

Com o Windows 10, a Microsoft também está mudando a forma como lida com as diferentes versões de seu sistema operacional. Se antes eram diversas versões, agora são apenas três, com foco no tempo de suporte e também na agilidade de lançamentos, de acordo com os diferentes fins da plataforma.

O sistema que os consumidores utilizam, por exemplo, é o chamado Current Branch, ou CB, e deve receber atualizações periódicas, como as listadas acima. Os mesmos updates também chegam ao Current Branch for Business, que, como o nome já diz, é focado no mundo corporativo. Só que, nesse caso, demoram um pouco mais para sair. A atualização de aniversário, por exemplo, deve sair para tais usuários em dezembro, dando à Microsoft um tempo extra para resolver os últimos bugs e problemas, garantindo que eles não entrem no caminho da produtividade e dos negócios das empresas.

A grande mudança, entretanto, se dá no Long Term Servicing Branch, uma edição do Windows 10 voltada para data centers e administradores de rede, com previsão de mais de 10 anos de suporte. Ela não possui loja de aplicativos e outros recursos, mas deve receber atualizações focadas em segurança com frequência, além da adição de novas funções de tempos em tempos. O Anniversary Update, por exemplo, chega para ele em outubro e seu calendário segue uma lógica própria semelhante à do Windows Server.

A atualização de aniversário no Windows 10 foi liberada para o público no dia 2 de agosto. Entretanto, assim como o sistema operacional em si, na época de sua liberação, ele está aparecendo aos poucos e deve estar nas mãos de todos os usuários ao longo das próximas semanas. Fique atento para notificações do Windows Update, é por meio dele que você saberá quando está pronto para receber as novidades.

Fonte: Ars Technica

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.