Windows 10 deve exibir notificações do Android a partir da próxima atualização

Por Redação | 02.08.2016 às 09:21

Mesmo que muitos não gostem dele e prefiram as versões mais antigas do sistema, é inegável que a Microsoft tem feito o seu melhor para tornar o Windows 10 atraente. Desde que o SO foi lançado há cerca de um ano, a desenvolvedora tem prometido várias melhorias para ele em sua atualização de aniversário, que deve começar a chegar aos usuários nesta terça-feira, 2 de agosto. Uma das novidades mais aguardadas do update é a integração das notificações do Windows com as do Android, recurso que está sendo confirmado pela mídia internacional.

Embora a ideia esteja chegando só agora aos PCs, a Apple apresentou algo bastante parecido com o iOS 8 em relação ao Mac OS X Yosemite em 2014. A funcionalidade será bastante útil ao sistema da Microsoft, já que, ao contrário do recurso Continuity do iOS, funcionará no Android da mesma forma em que opera com o Windows 10 Mobile, a plataforma móvel da empresa que substituiu o Windows Phone há alguns meses.

Notificações do Windows

Na imagem, é possível ver como a integração funciona na fase beta. À esquerda temos as configurações de notificação na Cortana para Android, à direita temos as notificações exibidas no PC (Foto: Reprodução/Softpedia)

Para a sincronização funcionar, o Windows 10 usará as APIs de notificação do próprio Android, que já são utilizadas por gadgets como smartwatches e pulseiras inteligentes. Será necessário que o usuário instale a Cortana em seu aparelho e se cadastre nela com a mesma conta habilitada no computador. Feito isso, é esperado que todas as notificações do celular surjam também na central de notificações do Windows e que você possa respondê-las ou ignorá-las diretamente do PC, sem precisar recorrer ao smartphone.

Ron Amadeo, editor de reviews do portal Ars Technica, testou a novidade e afirmou que, apesar de se tratar de um beta, o recurso funciona relativamente bem na maioria dos casos. É possível selecionar quais tipos de notificações devem ser exibidas no PC e até mesmo quais aplicativos podem fazer essa sincronização. Embora as notificações que permitem resposta funcionem bem, como aquelas de e-mails, SMSs e mensagens da web, alguns outros alertas de aplicativos acabam por ignorar informações importantes, mas isso é algo que deve ser corrigido antes ou pouco depois do lançamento da atualização.

Caso você esteja se perguntando o que acontece quando o usuário clica numa notificação, é importante lembrar que o Windows não abrirá o aplicativo no celular tampouco no computador. Nem todos os aplicativos do Android possuem um equivalente para computadores Windows, e isso faz com que o recurso ainda não esteja disponível. De qualquer forma, é possível que a Microsoft introduza essa função no futuro, já que as notificações do PC permitem ao usuário requisitar uma versão daquele aplicativo no Windows, algo que não teria sentido se a gigante de Redmond não almejasse inserir um recurso do gênero.

De fato, a novidade deve trazer um pouco mais de comodidade àqueles que têm smartphones Android e precisam estar sempre alternando entre seus celulares e computadores para diferentes tipos de tarefas. Mesmo que inicialmente apresente alguns bugs, essa é, com certeza, mais uma prova de que a Microsoft tem se esforçado bastante para tornar o Windows 10 mais aberto e integrado aos sistemas móveis, mesmo que concorrentes.

Fonte: TechReport