Windows 10 alerta sobre problemas do Chrome com baterias

Por Redação | 03.08.2016 às 19:49
photo_camera Divulgação

Não é apenas a memória RAM que o Google Chrome anda comendo; diversos usuários do Windows 10 têm reclamado sobre um alto consumo de bateria em seus notebooks, oriundo do mesmo problema, capaz de reduzir bastante a autonomia dos aparelhos. A Microsoft também está ciente disso, e viu essa como uma possibilidade de aumentar a base de usuários de seu browser, o Edge.

Desde o começo de julho, utilizadores do Chrome têm relatado que o Windows 10 vem exibindo notificações relacionadas ao consumo de bateria do navegador. A mensagem é clara e aponta o software como responsável pela redução na autonomia, e ainda sugere uma mudança para o Edge, com estimativas de que a alteração traria uma economia de 36% na bateria.

Windows 10 bateria

O alerta estaria sendo exibido não apenas para o Google Chrome, mas também pelo Mozilla Firefox, outro navegador muitas vezes apontado como grande consumidor de energia e memória. Por outro lado, ela não estaria aparecendo para todos os usuários, e somente quando eles estão utilizando o computador somente na bateria. Um alerta desse tipo para quem está conectado à tomada, logicamente, nem faria sentido.

A Microsoft não se esquivou da responsabilidade sobre as notificações e disse que elas foram criadas para que os usuários tivessem maior controle sobre a experiência com o Windows 10. Os avisos incluem informações sobre aplicativos que possam estar consumindo recursos ou indicações para melhoria de performance, por exemplo. Entretanto, vale a pena citar que não existem informações sobre outros softwares recebendo esse tipo de tratamento da empresa.

Não seria a primeira vez que algo assim acontece no mundo da tecnologia, inclusive. O Google já usou táticas semelhantes para trazer usuários para o Chrome, colocando desde mensagens na tela principal de seu motor de buscas até criando uma barra de ferramentas para o Internet Explorer que aproximava a experiência entre o rival e seu próprio navegador.

Caso você esteja vendo a mensagem e não queira ser incomodado, basta desativar as notificações, acessando as configurações do sistema e a opção correspondente aos alertas. Lá, você pode escolher exatamente sobre o que o Windows 10 o avisará, além de selecionar aplicativos específicos que podem ou não fazer isso.

Fonte: The Verge