Publicidade

Windows 10 | 1º grande update de 2021 será focado em segurança e acesso remoto

Por| 19 de Fevereiro de 2021 às 10h09

Link copiado!

Captura de tela/Microsoft
Captura de tela/Microsoft

A Microsoft deu detalhes do que a primeira grande atualização do Windows 10 em 2021 trará. Em publicação no blog oficial da empresa, o gerente de programas, John Cable, disse que a versão 21H1 do sistema será focada em melhorar a experiência em trabalhos remotos.

“Baseada no feedback e aprendizado do último ano em extenso trabalho remoto, edução e diversão, a versão 21H1 será entregue com base em tecnologias de manutenção [...] Ela terá um escopo focado em recursos que melhoram segurança, qualidade e acesso remotos”, explica o gerente.

Ele pontua três atualizações principais na próxima versão. A primeira diz respeito à compatibilidade de várias câmeras para o Windows Hello. O sistema permite que usuários possam desbloquear seus aparelhos por reconhecimento facial, mas não permite trocar entre câmeras interna e externa quando o aparelho está bloqueado. A atualização vai reconhecer se há uma webcam externa conectada e colocar o acessório como padrão no Hello. Isso porque usuários podem preferir usar uma webcam externa (com melhor qualidade) compatível com o sistema em vez da que vem em notebooks, geralmente com menor qualidade.

Continua após a publicidade

Outras duas mudanças serão relativas a trabalho remoto. Cable pontua que o Windows 10 vai receber melhorias no Windows Defender Application Guard, com novas verificações de segurança quando o usuário abre um documento recebido.

Além disso, o Windows Management Instrumentation (WMI) Group Policy Service (GPSVC) também será atualizado, recebendo suporte para acesso remoto.

Nos últimos anos a Microsoft tem lançado uma grande atualização a cada semestre. Geralmente, o primeiro update traz modificações visuais e de usabilidade, sendo que o segundo é mais focado em atualizações de bastidores e manutenção. Aparentemente, a empresa inverteu esta proposta em 2021 por conta da pandemia.

É esperada para este ano um redesign do Windows 10, com mudanças visuais profundas em boa parte do sistema operacional. Contudo, ainda não há data para o lançamento desta atualização.

Continua após a publicidade

Segundo Cable, as mudanças da versão 21H1 devem começar a aparecer para usuários do programa Windows Insider em breve, com lançamento para o público geral ainda no primeiro semestre de 2021, sem data específica.