Webcams têm problemas com atualização de aniversário do Windows 10

Por Redação | 22 de Agosto de 2016 às 09h09

A atualização de aniversário do Windows 10 pode ter trazido uma série de funcionalidades novas e melhorias para os usuários, mas aqueles que utilizam webcams em seu cotidiano estão passando por sérios problemas. Desde a liberação do update, diversas câmeras vêm apresentando problemas que vão desde dificuldades na instalação, tornando-as completamente inutilizadas, até uma queda drástica na qualidade.

O segundo caso, felizmente, parece ser o mais comum e tem a ver com a forma como o Windows 10 lida com vídeos comprimidos. Devido a uma falha na atualização, compressões H.264 e MJPEG, comumente utilizadas pelas webcams para transmissão em alta qualidade, mas com pouco uso de dados, não podem ser usadas pelas câmeras, deixando-as apenas com o YUY2 como opção, resultando em imagens piores.

Enquanto isso, os problemas relacionados à reinstalação de drivers podem deixar muita gente sem utilizar suas câmeras, ou então fazendo isso com funcionalidades reduzidas. Não estranhe se, após a instalação da atualização de aniversário sua webcam solicitar uma reinstalação – isso está acontecendo com frequência. Mas se tudo seguir até o final sem percalços, você pode acabar não enfrentando os problemas.

Se você estiver com dificuldades, vale a pena tentar também a alteração sugerida pelo engenheiro de software Rafael Rivera. Ela exige uma alteração no registro do Windows, mas levando em conta as necessidades de, por exemplo, produtores de conteúdo ou empresas que dependam de videoconferência, a complexidade pode valer a pena a tentativa.

Para tentar essa solução, abra a barra de buscas do Windows 10 e digite “regedit”, sem as aspas. Siga o caminho indicado por Rivera no menu do lado esquerdo: HKEY_LOCAL_MACHINE – SOFTWARE – WOW6432Node – Microsoft – Windows Media Foundation - Platform. No lado direito da tela, clique com o botão direito e selecione “Novo” – DWORD (32 ou 64 bits, de acordo com sua versão do sistema operacional). Digite “EnableFrameServerMode” como o nome do valor e clique duas vezes sobre ele, inserindo o numeral “0” em “Dados do valor”.

Caso isso não solucione o problema, entretanto, a única opção é esperar. Como se trata de um problema do Windows e não dos equipamentos ou softwares relacionados a eles, as fabricantes não podem fazer muito a respeito. Entretanto, a Microsoft já anunciou que uma correção está sendo desenvolvida e deve ser lançada em breve como uma atualização. O prazo exato, entretanto, não foi revelado.

Fonte: Slash Gear, Rafael Rivera (Twitter)