Veja como fazer o Windows 8 desligar completamente seu computador

Por Cadu Silva

Você sabia que ao executar o comando de desligar o computador no Windows 8, ele não está desligando de fato? A partir desta versão do sistema, o que na verdade acontece é um desligamento híbrido, que conta com uma pitada de hibernação.

Isso faz com que quando você ligar novamente a máquina, ela inicie bem mais rapidamente do que o Windows 7 e versões anteriores. Em vez de realizar um boot normal, onde tudo tem que ser carregado, o Windows 8 realiza uma hibernação parcial.

Assim, a sessão do Kernel e drivers dos dispositivos são salvos num arquivo de hibernação no disco rígido. Quando o Windows é iniciado novamente, em vez de carregar tudo do zero, ele apenas lê o arquivo de hibernação e segue com o boot, que fica mais rápido.

Leia também: Como cancelar a atualização automática para o Windows 10

Anteriormente, esse arquivo de hibernação era bem maior, pois continha também todos os dados de aplicativos. Agora que se tornou bem menor, o tempo de carregamento também diminuiu bastante.

O nome desse recurso é Inicialização Rápida e vem ativado por padrão no Windows 8. Se por algum motivo você desejar fazer uma inicialização comum, como nas versões anteriores, é possível desativar esse recurso nas Opções de Energia do Painel de Controle.

Opções de Energia

Na barra lateral, você vai encontrar o link "Escolha o que o botão de desligamento faz" e então, ao rolar a página, você verá a opção "Inicialização rápida (recomendado)" marcada. Simplesmente desmarque e pronto.

Caso isso não apareça, significa que a hibernação não está ativa na sua máquina. Para ativar, abra o Prompt de Comando usando a combinação de teclas Windows + R e digitando CMD no campo de texto.

Inicialização Rápida do Windows

Na janela preta que vai aparecer ao pressionar Enter, digite: powercfg /hibernate on. Agora, quando você voltar na janela de Opções de Energia, lá estará a caixinha de Inicialização Rápida marcada. Assim, temos três opções para desligar o Windows 8 completamente:

  1. Você pode desativar a Inicialização Rápida como dito acima;
  2. Você pode simplesmente reiniciar a máquina; ou
  3. Você pode digitar o seguinte no Prompt de Comando: shutdown /s /full / t 0

E sim, de fato o comando de Reiniciar a máquina desliga completamente o computador e então o inicia carregando tudo sem ler o arquivo de hibernação.

Fazer um desligamento completo é bastante útil em momentos como, por exemplo, quando você instala um novo hardware na sua máquina. Usando as instruções deste artigo, você poderá fazer sua máquina desligar completamente em vez de usar o desligamento híbrido.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!