Tutorial: Mude o papel de parede do Windows 7 Starter sem ajuda de softwares

Por Redação

Lançado em 2009, o Windows 7 Starter é uma versão simplificada e com menos funções do antigo sistema operacional da Microsoft.

Mas diferente das outras versões completas, o Starter tinha como objetivo vir pré-instalado em notebooks com menor poder de processamento e também nos chamados netbooks, por isso exigia bem menos das máquinas.

O lado ruim disso é que o Starter sacrifica grande parte das opções de customização que o Windows normalmente permitiria para deixar o software mais leve – a mudança de papel de parede está entre elas.

Mas o fato de a trava estar lá de fábrica não significa que ela não possa ser atravessada. São duas as formas básicas de se modificar o papel de parede padrão do Starter: a mais simples, utilizando um software terceiro, ou a um pouco mais complicada, modificando algumas configurações do Editor de Registros do Windows 7. Vamos lá?

1) Sem software

Antes de seguir esses passos, vale lembrar que modificar configurações erradas podem danificar a operação do computador, então recomendamos sempre que você faça um backup do sistema ou tenha algum ponto para restaurá-lo antes de começar o processo.

Comece acessando o menu Iniciar e digitando "regedit" na barra de buscas. Essa opção permitirá que você configure o Editor de Registros do Windows.

Desktop Windows 7 Starter

Na janela que aparecer, procure e abra a pasta "HKEY_CURRENT_USER", no menu à esquerda. Em seguida, selecione o diretório "Control Panel" e, lá dentro, "Desktop".

Desktop Windows 7 Starter

Dentro da pasta "Desktop", procure pelo valor "Wallpaper" e dê um duplo clique para editar o caminho padrão para aquele do arquivo que será o seu novo papel de parede. Aqui no nosso exemplo, usamos um arquivo .jpg chamado "novo_papel_de_parede", que está localizado na própria área de trabalho.

Desktop Windows 7 Starter

Em seguida, clique com o botão direito na pasta "Desktop" e clique em "Permissões". Clique em "Avançadas", depois entre na aba "Proprietário". Selecione o seu nome de usuário e clique em OK.

Desktop Windows 7 Starter
Desktop Windows 7 Starter
Desktop Windows 7 Starter

Clique mais uma vez em "Avançadas" e desmarque a opção "Incluir permissões herdáveis provenientes do pai deste objeto". O Windows abrirá uma janela para confirmar a operação, clique em "Remover". O sistema vai apagar todos os nomes que estavam dentro do menu "Entradas de permissão".

Desktop Windows 7 Starter

Estamos quase lá, prometo. Agora, clique em "Adicionar" e crie um objeto chamado "Todos". Clique em OK e selecione a opção "Permitir" em "Controle de leitura" - só essa. Clique em OK. Selecione o novo objeto "Todos" e marque "Permitir" em "Leitura". Clique em OK.

Desktop Windows 7 Starter
Desktop Windows 7 Starter
Desktop Windows 7 Starter

Complicado? Um pouco. Mas agora é só reiniciar o seu sistema que o novo papel de parede padrão será a imagem que você definiu.

Desktop Windows 7 Starter

Aliás, como essa imagem agora será usada pelo Windows, você não conseguirá deletá-la ou modificar o local onde ela está.

2) Com software terceiro

A configuração sem software parece muito complicada ou você está com um pouco de receio de mexer no Editor de Registros? Sem problemas, existem vários softwares terceiros que podem fazer a troca de papel de parede para você.

Uma recomendação nossa é o Oceanis, que faz o serviço de um jeito bem fácil e rápido. Após instalar o programa, basta reiniciar o sistema. Você verá que o software já mudará seu papel de parede padrão para a charge aqui embaixo, que critica a Microsoft pela falta de opções de customização do Windows 7 Starter. Não se preocupe, ela não é permanente.

Desktop Windows 7 Starter

Abra o programa e selecione, na opção "Navegar", qual a pasta onde a imagem que você quer utilizar de fundo está. A nossa imagem "Forest" estava aqui na própria área de trabalho, então foi só selecioná-la e clicar em "Salvar Alteração".

Desktop Windows 7 Starter

Pronto! Bem simples, né?

Desktop Windows 7 Starter

A única desvantagem aqui é que o Oceanis só mantém o papel de parede novo enquanto estiver instalado no computador, mas o programa é bem leve e não deve prejudicar muito a operação.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!