Tutorial: como mudar os aplicativos que o Windows 10 usa por padrão

Por Durval Ramos
photo_camera Divulgação

Por mais que o Windows 10 tenha trazido várias melhorias em relação às versões anteriores, isso não quer dizer que a plataforma está livre de problemas. Assim como acontece com todo sistema recém-instalado, ele tem alguns programas considerados padrões e nem sempre isso se encaixa com aquilo que você quer.

Só que a coisa fica ainda mais complicada quando você percebe que alterar isso não é mais tão simples como acontecia no Windows 7 e 8. Tanto que a própria Mozilla veio a público criticar a Microsoft pela remoção da opção que dava ao usuário a possibilidade de definir um navegador principal diretamente pelo programa. Isso significa que, por mais que você acesse o Firefox ou o Google Chrome todos os dias, o sistema não vai oferecer a possibilidade de torná-lo o aplicativo padrão, que continuará sendo o Edge.

No entanto, você não precisa ser refém daquilo que a empresa está oferecendo: basta mudar essa opção manualmente. E o processo não é nada complicado e pode ser resolvido com poucos cliques. Para não ser mais surpreendido com aquela janela do Edge abrindo quando você clicar em um link no Skype ou mesmo dentro do próprio Windows 10, veja a seguir como alterar os aplicativos padrões do sistema.

Passo 1

Abra o Menu Iniciar e selecione "Configurações".

Windows 10 Aplicativo Padrão

Passo 2

Na nova janela, selecione o item "Sistema". É a partir dele que você tem acesso a configurações básicas do Windows 10, incluindo a seleção de programas para cada tarefa, além de ajustar a resolução e o consumo de energia do seu computador.

Windows 10 Aplicativo Padrão

Passo 3

Ao ser levado para outra tela, repare que há uma série de pequenas opções localizadas à esquerda. Selecione "Aplicativos Padrão" para exibir a lista de programas que devem ser abertos em cada tarefa. Você pode modificar os aplicativos que serão usados para Calendário, E-mail, Mapas, Player de Música, Visualizador de Fotos, Player de Vídeos e Navegador de Web. Depois, clique sobre a opção que deseja mudar e escolher o programa de sua preferência.

O interessante é que o próprio Windows 10 oferece algumas opções com base naquilo que você já tem instalado no computador, o que torna tudo mais simples. Caso ache necessário, é possível ainda procurar por algo na Loja.

Windows 10 Aplicativo Padrão

Definindo por formato

Há também a possibilidade de definir qual aplicativo deve ser usado para abrir um formato específico. Quer que seus vídeos em .MKV abram o VLC em vez do Media Player clássico? Sem problemas: é possível fazer isso sem passar por esse processo manualmente a cada nova execução.

Windows 10 Aplicativo Padrão

O Windows 10 oferece essa personalização de maneira simples e a partir do mesmo menu em que você altera as funções básicas vistas anteriormente. Basta ir até a tela de seleção descrita acima e, na parte inferior da tela, selecionar a opção "Escolha os aplicativos por tipo de arquivo".

Windows 10 Aplicativo Padrão

Depois, é só procurar o formato desejado na lista e definir qual programa você pretende usar. Assim como com as demais escolhas, o sistema sugere algumas opções com base no que está instalado na máquina e no tipo específico do arquivo, o que evita possíveis problemas.