Telegram ganha aplicativo para Windows 10

Por Redação | 05 de Abril de 2017 às 13h10

Um dos principais concorrentes do WhatsApp acaba de ganhar uma arma bastante poderosa para bater de frente com o famoso rival. O Telegram disponibilizou nesta quarta-feira (5) o seu aplicativo oficial para Windows 10, permitindo que os usuários do sistema utilizem a plataforma de bate-papo com muito mais facilidade e sem depender do smartphone ou mesmo do navegador. A ideia é que, a partir dessa nova ferramenta, o usuário não perca mais nenhuma conversa.

De acordo com o site Softpedia, o lançamento foi feito a partir do chamado Project Centennial, um conjunto de ferramentas liberado pela Microsoft que permite às desenvolvedoras fazer a transposição de seus conteúdos do formato Win32 para a loja do Windows, o que facilita a integração com todas as funções do sistema operacional. Isso inclui até mesmo a utilização da Cortana, a assistente de voz do Windows 10.

Telegram Desktop já está disponível para download no Windows 10

Dessa forma, o Telegram traz todas as funcionalidades já existentes dentro de sua versão mobile para a tela do computador. Isso inclui não apenas conversar com amigos ou criar grupos de discussão, mas também compartilhar fotos e vídeos, além de bloquear usuários e até mesmo alterar seu número telefônico. Para isso, basta você ter uma conta ativa no serviço e fazer a validação por meio de seu smartphone, como já acontecia na versão web do serviço. Com isso, o usuário ganha notificações na área de trabalho e outras pequenas vantagens que ajudam a tornar as conversas mais eficientes.

Uma das principais diferenças do Telegram em relação ao WhatsApp nos computadores é que você não precisa estar sempre conectado para ter acesso ao bate-papo. Com exceção dessa integração inicial, a versão para PCs funciona de maneira independente. Isso significa que seu celular pode estar sem bateria ou mesmo em outro lugar e você consegue tendo acesso às funções básicas.

Em compensação, os chats secretos não estão disponíveis nessa versão para desktops. A razão para isso é simples: se a ideia é manter algo confidencial, nas faz sentido mantê-la em seu computador. Por isso, a função continua sendo exclusiva dos smartphones, como já acontecia na versão web. Além disso, o Telegram Desktop também conta com várias opções de segurança e privacidade para evitar que alguém tenha acesso aos seus bate-papos caso consiga utilizar seu computador.

Via: Softpedia, Windows Store