Suporte ao Windows Server 2003 é encerrado oficialmente

Por Redação | 15.07.2015 às 12:45
photo_camera Divulgação

Conforme anunciado há alguns meses, nesta terça-feira (14) a Microsoft decretou o fim do suporte para o Windows Server 2003 e o Windows Server 2003 R2. Isso significa que essas versões do sistema operacional deixarão de receber atualizações e correções, além da perda da conformidade de um datacenter que execute o SO.

A última rodada de correções de segurança para o Windows Server 2003 foi liberada ontem com 14 boletins cobrindo um total de 58 vulnerabilidades. Os patches abordaram três falhas críticas no Windows, tanto na edição para desktops quanto para servidores, bem como uma vulnerabilidade crítica nas versões 7 a 11 do Internet Explorer. Os administradores devem se apressar para aplicar essas correções o mais rápido possível, pois as falhas já estão sendo utilizadas por hackers para invadir sistemas.

Após esse mês, continuar executando o Windows Server 2003 será perigoso em termos de segurança, especialmente para os servidores conectados à internet, porque novas vulnerabilidades provavelmente continuarão surgindo e sendo exploradas por hackers.

Na verdade, o Windows Server 2003 se tornará ainda mais vulnerável, uma vez que os cibercriminosos poderão identificar pontos fracos do sistema ao analisar os patches lançados para as versões mais recentes do Windows e que, provavelmente, terão um código semelhante ao Windows Server 2003.

Em suma, os principais problemas do fim do Windows Server 2003 são:

  • Falta de suporte: O Windows Server 2003 não terá mais nenhum patch ou atualização de segurança e só em 2013 foram 37 atualizações críticas de segurança.
  • Falta de conformidade: Sua empresa não será mais aprovada em auditorias de conformidade, e sem conformidade você não poderá mais fazer negócio com a Visa, a MasterCard e outras provedoras.
  • Falta de proteção: Suas instâncias físicas e virtualizadas de servidor estarão vulneráveis a todas as novas ameaças de segurança.

Esta situação vai afetar as atividades de um grande número de empresas, já que aproximadamente 24 milhões de instâncias do Windows Server 2003 operam em empresas de todo o mundo. Mas, apesar de exigir atenção, o fim do suporte também pode trazer algumas vantagens, visto que a migração para soluções mais novas também pode resultar em mais eficiência e melhorar o desempenho, reduzir os custos de manutenção e aumentar a agilidade ao mesmo tempo que mantém sua empresa mais segura.

Com informações da Microsoft e McAfee