Sim, você vai poder gritar de longe e a Cortana vai te ouvir

Por Redação | 09 de Dezembro de 2016 às 22h27
photo_camera Divulgação

A Microsoft e a Intel resolveram desenvolver uma tecnologia para a assistente virtual do Windows 10, a Cortana, a fim de permitir que o usuário grite um comando de voz e ela o execute, mesmo que seja de longe. Seria algo útil para ações como “acordar” um PC que passou a noite toda em stand-by ou, no caso de estar ocupado no momento, gritar um comando como “toque tal música”.

“Em breve, você vai poder falar com o seu PC de longe e acessar todas as suas informações no aparelho e na nuvem”, diz o VP sênior de Client Computing Group da Intel, Navin Shenoy.

Apesar dos testes envolvendo a tecnologia, chamada Far Field Speech Recognition (reconhecimento de voz a distância), ainda não se sabe qual será a distância máxima para que o computador entenda o comando. Isso, aliás, tem muito mais a ver com o volume da voz do usuário, que deve ser alto o suficiente para chegar ao microfone do computador e, posteriormente, compreendida por ele.

Aliás, gritar comandos de longe para uma máquina nos remete a um outro sistema, o Amazon Acho, que usa uma tecnologia bastante similar. Sendo assim, a Cortana deve, em breve, passar a ter benefícios como os do Echo. Basta elevar um pouco o tom de voz para que o computador que estiver mais longe entenda o que você quer, seja para ele dizer a temperatura ou a previsão do tempo, tocar uma música ou um vídeo, ler um e-mail em voz alta ou uma notícia.

Pelo visto, a Microsoft e a Intel estão treinando a Cortana para o futuro mais certo: internet das coisas. Afinal, comandos de voz assim seriam ideais para quem chega em casa cansado do trabalho, senta no sofá e apenas dá ordens em uma casa inteligente: acender as luzes da sala, ligar o ar condicionado, ligar a TV e escolher um canal, diminuir a temperatura do freezer, trancar as portas e por aí vai… é só dizer “Ei, Cortana” e falar (ou gritar) o comando.

Com informações do PCWorld

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.