Pesquisadores descobrem falha de segurança presente há 20 anos no Windows

Por Redação | 14.07.2016 às 10:29
photo_camera Divulgação

Pesquisadores descobriram uma falha de segurança no Windows que permite aos hackers instalar um malware silenciosamente e ter acesso ao computador infectado ou até mesmo a uma rede inteira. A falha está ligada ao sistema que supervisiona o processo de impressão do Windows e foi descoberta pela equipe do Vectra Networks. O detalhe mais surpreendente, no entanto, é que ela está presente no sistema operacional da Microsoft há cerca de 20 anos.

De acordo com os pesquisadores, o software responsável pelo gerenciamento das impressões não verifica a legitimidade dos drivers da impressora quando o hardware é conectado, dando margem para que indivíduos mal-intencionados possam infectar todas as máquinas que estejam conectadas ao periférico.

A falha permite que arquivos maliciosos sejam instalados utilizando a internet ou mesmo a própria impressora. Além disso, o atacante poderia realizar a contaminação pela rede local, impressora ou PC, o que tornaria os locais de acesso público os alvos mais interessantes para os cibercriminosos.

A Microsoft afirmou que já possui um patch pronto que inclui a correção deste problema para o Windows Vista e versões superiores do sistema operacional. No entanto, os computadores com Windows XP, que também sofrem com o problema, não receberão nenhuma atualização visto que a versão não recebe mais suporte da empresa há dois anos. Desse modo, os 10% dos computadores ativos no mundo que utilizam essa versão do SO continuarão vulneráveis à falha de segurança.

Fonte: Vectra