Os 7 melhores desinstaladores para remover programas do Windows

Por Douglas Ciriaco

O Windows conta com uma central própria de desinstalação de programas que normalmente permanece a mesma, apesar das inovações que o sistema apresenta de modo geral a cada atualização. Porém, para o benefício dos usuários do sistema operacional da Microsoft, há um número considerável de desinstaladores que podem suprir qualquer ausência nesse sentido.

Entretanto, ter muitas opções às vezes também pode trazer alguns problemas, como não saber qual a melhor. Dizer qual a melhor de todas é algo realmente difícil, mas nós preparamos uma lista com alguns dos principais softwares do gênero, incluindo aí um aplicativo online para você desinstalar mais de um programa de uma só vez no Windows.

Confira a nossa seleção:

1. Revo Uninstaller

Revo Uninstaller

Provavelmente o grande nome dos desinstaladores, o Revo Uninstaller é um daqueles programas pagos cuja versão gratuita não deve quase nada para outros programas do gênero. A edição free do programa não apenas desinstala basicamente qualquer software instalado no Windows como também vasculha o sistema em busca de restos deixados por ele — além de criar um ponto de restauração antes de todo o processo iniciar.

Faça o download no site oficial do programa

2. IObit Uninstaller

IObit Uninstaller

Outro nome clássico do gênero, o IObit Uninstaller também vasculha todo o Windows em busca dos restos deixados pelos programas — algo comum de acontecer e que, com o passar do tempo, ocupa espaço desnecessário no seu disco. Além disso, este aplicativo oferece um recurso para desinstalar vários programas de uma só vez e para destruir arquivos por completo, eliminando qualquer chance de recuperação.

Faça o download no site oficial do programa

3. Advanced Uninstaller Pro

Advanced Uninstaller

Um pacote completo para gerenciar seu computador, o Advanced Uninstaller Pro é a opção mais indicada para quem quer um software capaz de realizar outras tarefas além da desinstalação. Um dos destaques do desinstalador é a avaliação que os usuários podem fazer sobre cada software que remove de suas máquinas, oferecendo, assim, um placar de uma a cinco estrelas para identificar se um programa é confiável ou suspeito.

Faça o download no site oficial do programa

4. Ashampoo Uninstaller

Ashampoo uninstaller

Outra opção para quem quer remover programas sem deixar restos para trás, o Ashampoo Uninstaller traz a chancela de uma marca já bastante conhecida, responsável por diversos programas de qualidade oferecidos gratuitamente (ou não) na internet. Este programa limpa registro e rastros de softwares, além de ser capaz de identificar arquivos que já não são mais úteis, mas que ainda assim ocupam espaço no disco rígido.

Faça o download no site oficial do programa

5. Wise Program Uninstaller

Wise Program Uninstaller

A quinta dica é o Wise Program Uninstaller, um programa que dispensa instalação e consegue remover basicamente qualquer coisa do seu computador, inclusive aqueles aplicativos que insistem em não sair. E, assim como todos os citados anteriormente nesta lista, ele também apaga os rastros do programa, limpa o registro e deixa tudo em perfeito funcionamento.

Faça o download no site oficial do programa

6. Ninite

Ninite

A mais diferente de todas as ferramentas citadas nesta lista é o Ninite. Ele serve para remover mais de um programa ao mesmo tempo no Windows, então você começa acessando o site oficial da ferramenta para selecionar quais softwares quer desinstalar — obviamente que ele não conta com todos os programas do mundo ali, mas a lista é extensa. Depois, baixa um programa específico para concluir o processo e não ter muito trabalho para remover diversos softwares de uma só vez.

Acesse a página oficial do aplicativo

7. CCleaner

CCleaner

Talvez você não saiba, mas o CCleaner faz bem mais do que apenas livrar o seu computador de conteúdos desnecessários. Um dos recursos presentes no aplicativo de limpeza mais famoso do mundo é justamente o desinstalador, que apenas repete aquilo que o Windows já faz, mas não deixa de ser algo prático: você pode, por exemplo, fazer uma limpeza geral logo após desinstalar um programa, tudo sem trocar de janela.

Faça o download no site oficial do programa

Conhece algum ótimo programa que ficou fora da lista? Não deixe de registrar sua dica nos comentários!

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.