Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova prévia do Windows 10 traz alterações visuais e dá mais controle ao usuário

Por| 29 de Novembro de 2018 às 13h20

Link copiado!

Nova prévia do Windows 10 traz alterações visuais e dá mais controle ao usuário
Nova prévia do Windows 10 traz alterações visuais e dá mais controle ao usuário

A mais recente atualização do Windows 10 para os usuários do programa Insider, da Microsoft, traz uma prévia das novas funções que chegarão ao sistema operacional no começo do ano que vem. As principais novidades estão ligadas ao design, com pequenas alterações visuais que visam tornar a navegação mais intuitiva e recursos que dão mais controle sobre a própria máquina ao usuário.

Com o update, a Microsoft está adicionando seus conceitos de design Fluent também aos menus de usuários e opções de energia, facilitando o acesso aos recursos por meio de ícones. Até agora, a seleção entre desligar, suspender ou reiniciar era feita somente por texto, com pequenos desenhos servindo para facilitar a seleção.

As maiores novidades, entretanto, aparecem em termos de recursos, permitindo configurações mais amplas e um maior controle sobre a utilização de dispositivos. Passar o mouse sobre o ícone do microfone, por exemplo, exibe quais aplicativos estão registrando sons e, com um clique, é possível acessar as preferências de privacidade para realizar bloqueios.

O mesmo também vale para as configurações de data e hora, com comandos manuais e melhores indicações sobre sincronização com servidores, e também com o Windows Update. Um ícone laranja será exibido na barra de tarefas sempre que um aplicativo ou componente estiver exigindo atualização ou uma reinicialização do sistema, com o usuário podendo escolher quando tais tarefas serão realizadas.

Continua após a publicidade

A tela de buscas também recebe incremento, com mais espaço para filtros, sugestões e pesquisas recentes. O mesmo vale para os aplicativos E-mail e Calendário, que ganharam integração com o To-Do, que passa a ser acessível por um único clique caso esteja instalado a partir da loja do Windows.

E como não poderia deixar de ser, toda atualização do Windows 10 também inclui sua boa cota de correções de bugs e problemas de funcionamento. Entre as principais questões abordadas pela Microsoft estão falhas na exibição de PDFs pelo navegador Edge, falhas que impediam a desativação do Defender na execução de outros antivírus ou melhorias na performance de apps de leitura para deficientes auditivos.

Ao mesmo tempo, a versão ainda em testes tem sua boa cota de problemas, causando travamentos em algumas configurações ou conflitos com certas opções visuais, incluindo um em que a página de configuração congela antes de permitir a troca da senha do usuário ou PIN. É para isso, inclusive, que serve o programa Insider, para aparar arestas desse tipo antes de uma liberação para o público geral.

Continua após a publicidade

Os novos recursos ainda não têm data para serem lançados, mas a ideia é que eles façam parte da próxima grande atualização do Windows 10. Caso a Microsoft siga seu cronograma usual, a expectativa é de um lançamento entre março e abril de 2019.

Fonte: Venture Beat