Nova build do Windows 10 Mobile é liberada e traz várias novidades

Por Redação | 17 de Junho de 2015 às 11h42

A Microsoft liberou uma nova build do Windows 10 Mobile, trazendo algumas melhorias e correções em relação às versões anteriores. A build 10136 é a primeira disponibilizada até aqui que não adiciona nenhum novo aparelho à lista de dispositivos compatíveis.

A companhia de Redmond anunciou que somente quem estiver com o Windows Phone 8.1 poderá utilizar a nova versão do programa de testes do Windows 10 Mobile. Quem possuir o Windows 10 Mobile já instalado em seu dispositivo terá que recorrer ao Windows Phone Recovery Tool para fazer um downgrade para o Windows Phone 8.1 e só assim instalar a build 10136.

Uma das grandes novidades que a Microsoft trouxe para esta versão é um recurso que permite os usuários com smartphones acima de 5 polegadas utilizarem o aparelho com apenas uma das mãos. Basta pressionar e segurar o botão Iniciar do aparelho e a tela irá deslizar para baixo, exibindo itens acima. Para a tela voltar ao normal, basta repetir o processo ou tocar no espaço em branco.

A versão mobile do Windows 10 também permite que o usuário utilize o teclado do aparelho com apenas uma das mãos, mostrando que a companhia ouviu o feedback dos usuários sobre o assunto. Para isso, basta deslizar o teclado para a direita ou para a esquerda a partir da barra de espaço.

A build 10136 também trouxe muitos ajustes e acabamentos na interface, melhorando a experiência do usuário. O painel de PIN se tornou transparente e também desliza para cima da imagem da tela de bloqueio. Fontes, ícones, cores e layouts também sofreram melhorias para deixar o sistema mais bonito e atraente.

A nova versão também inclui melhorias na assistente Cortana. Segundo a Microsoft, a assistente virtual está mais próxima de um design final, visto que ela deve receber somente pequenas correções até o lançamento oficial do novo sistema móvel da companhia. Agora é possível escolher um esquema de cores para a interface da Cortana através do menu na parte superior. As novidades prometidas anteriormente sobre rastreamento de voos e encomendas agora estão habilitadas, permitindo que a assistente envie notificações e alertas referente a horários, etc.

Os aplicativos Camera e Fotos receberam algumas melhorias, facilitando a interação do usuário com os recursos dos apps. Com um toque duplo, por exemplo, será possível adicionar zoom a imagem. Com apenas um toque o aplicativo irá mostrar as fotos tiradas entre um espaço de um mês. A nova atualização também trouxe melhorias de desempenho.

A Microsoft também informou sobre um detalhe importante para o usuário que realizar a atualização. “No fim do upgrade, a tela de bloqueio irá parecer travada sem a data e hora por 10 minutos. Seja paciente e a hora e data irão aparecer e permitir que você desbloqueie o aparelho”, explica a companhia. Caso o usuário interfira neste processo, o aparelho pode ficar inutilizado.

Fonte: Windows

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.