Nos EUA, Windows 10 chega a 20,2% dos PCs, mas apresenta desaceleração na adoção

Por Redação | 29 de Março de 2016 às 08h49

De acordo com os mais recentes números sobre a adoção do Windows 10 nos Estados Unidos, o novo sistema operacional da Microsoft agora está presente em mais de 20% dos PCs. Os números foram extraídos do Analytics.usa.gov, que rastreia visitantes de vários sites do governo dos Estados Unidos.

Apesar de ter alcançado 20,2% de participação entre os PCs, o crescimento do Windows 10 desacelerou consideravelmente nos últimos meses. Em março, o sistema conseguiu um aumento de apenas 1% em comparação com o mês de fevereiro e de pouco mais de 2% em relação a janeiro. Levando em consideração que o upgrade gratuito para o Windows 10 está próximo de ser encerrado, isso se torna uma preocupação para a Microsoft, que tem como objetivo alcançar a marca de 1 bilhão de dispositivos conectados com o Windows 10.

Os usuários do Windows 8.1 e Windows 7 têm até o final de julho para fazer o upgrade gratuito para o Windows 10. Depois deste prazo, os usuários que desejarem atualizar seus PCs terão de pagar por uma licença do sistema operacional, o que certamente irá desacelerar ainda mais a adesão.

No entanto, para tentar impulsionar o sistema operacional lançado há quase um ano, Redmond aparentemente tem algumas cartas na manga. Ao que tudo indica, a empresa está preparando algumas novidades que serão reveladas durante a conferência Build, que acontece nesta semana. Uma delas deverá ser a capacidade de utilizar placas gráficas de diferentes fabricantes graças ao DirectX 12.

Sobre os números, o Windows 7 ainda continua sendo o sistema mais popular no mercado de PCs com 63% da preferência do público. Em seguida aparece o Windows 10, presente em 20,2% dos computadores que utilizam algum sistema operacional da Microsoft. Com 12% está o Windows 8 e 8.1, que nunca foi muito querido pelos usuários. Por fim aparece o Windows XP, com 3% de participação e que já não recebe mais suporte de segurança e atualizações por parte da companhia.

Via Computerworld

Fonte: http://www.techradar.com/us/news/software/operating-systems/windows-10-growth-stutters-as-microsoft-s-freebie-upgrade-deadline-looms-1317910?src=rss&attr=all