Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que esperar do evento do Windows 11 em 5 de abril?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Abril de 2022 às 16h00

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Em 5 de abril, a Microsoft realizará um evento para apresentar melhorias do Windows 11 focadas em produtividade. Apresentada pelo CEO da empresa, Satya Nadella, e do chefe de produto do Windows, Panos Panay, ao lado de outros convidados, a conferência deve ser inteiramente dedicada a anúncios de novas ferramentas nativas e aprimoramentos de serviços que podem tornar o trabalho remoto ainda mais prático.

Então, o que esperar do evento? Felizmente, boa parte das novidades foram antecipadas pelas versões de teste do Windows 11. Sendo assim, o Canaltech preparou um resumão do que deve ser anunciado na conferência da Microsoft em 5 de abril.

Área de Transferência inteligente

Continua após a publicidade

O “copia e cola” do Windows não será mais o mesmo com as novas “Ações sugeridas” do Windows 11. Em prévias do sistema foram encontrados indícios de uma ferramenta que, no ato de copiar alguma coisa com o clique do mouse ou com Ctrl + C, dará sugestões sobre o que fazer o conteúdo.

Ou seja, se você copiar um endereço web, a sugestão poderia ser abrir uma nova guia no navegador já naquela página; se for copiado um e-mail, ele pode ser logo colocado como destinatário do Outlook. A ideia é bem simples no dia a dia, mas a Microsoft estaria incrementando o recurso com aprendizagem de máquina, então pode ser bem mais útil do que aparenta.

Explorador de Arquivos com guias

Continua após a publicidade

A navegação por guias no Explorador de Arquivos é um complemento pedido pela comunidade do Windows há anos. O recurso até começou a ser testado pela Microsoft no Windows 10 tempos atrás, mas a ideia não foi para frente por não atingir as expectativas da empresa. Agora, porém, o recurso parece que vai ser realmente lançado.

Novo Outlook

O “Project Monarch” pode ser enfim apresentado pela MS durante o evento. Trata-se de um substituto para o app Outlook para computador que, além do cliente de e-mail, também incorporaria o app E-mail e Calendário.

Continua após a publicidade

OneDrive sempre presente

O armazenamento em nuvem do OneDrive pode ficar ainda mais útil na integração com o Explorador de Arquivos, proporcionando uma experiência “quase offline”. O programa nativo poderá mostrar quanto espaço do serviço foi consumido, facilitando o gerenciamento da conta.

Novo Clipchamp

Continua após a publicidade

A Microsoft pode aproveitar a ocasião para falar também do Clipchamp, novo editor de vídeos oficial do Windows. A ferramenta se tornou um programa nativo do sistema numa compilação liberada em março para testadores do Canal Dev do Windows 11.

Widgets de terceiros

Os widgets retornaram ao Windows na versão mais recente do sistema, mas não exatamente igual ao que existia no Win 7. Uma das principais limitações do modelo novo é a exclusividade dos complementos, todos feitos pela Microsoft.

Continua após a publicidade

Uma das mudanças que seria muito bem-vinda para o sistema seria a abertura da bandeja de widgets para complementos de terceiros. Imagine poder ter acesso a playlists do Spotify, publicações em alta no Reddit e no Twitter e outras funções rápidas num clique só, sem precisar abrir o app no PC? 

Microsoft Loop

No ano passado, a Microsoft apresentou o Microsoft Loop, uma ferramenta de colaboração para o trabalho remoto intimamente integrada ao ecossistema da empresa — suíte Microsoft 365, Windows 11, Microsoft Teams e mais. A ferramenta empolgou bastante, mas desde então parece ter sido deixada de lado. Talvez, a empresa esteja só esperando o evento para dar mais detalhes sobre a plataforma e, quem sabe, iniciar um período de testes. Se você estava ansioso pela função, é bom torcer.

Continua após a publicidade

Onde assistir ao evento da Microsoft?

O evento será transmitido ao vivo pela internet, totalmente aberto ao público. A Microsoft não forneceu links específicos para acompanhar a live, mas deve incluir informações mais concretas ao longo dos próximos dias direto no site do evento.