Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft vai ter de soltar mais uma atualização para corrigir bug do Windows 7

Por| 27 de Janeiro de 2020 às 11h15

Link copiado!

Microsoft vai ter de soltar mais uma atualização para corrigir bug do Windows 7
Microsoft vai ter de soltar mais uma atualização para corrigir bug do Windows 7

Apenas semanas após liberar o que era para ser a última atualização do Windows 7, a Microsoft anunciou que um novo update será liberado para corrigir uma falha que atingiu os papéis de parede da plataforma. Após a instalação do derradeiro pacote, que trazia as últimas melhorias de segurança para o sistema operacional, usuários viram seus wallpapers aparecerem completamente pretos e, mesmo que recolocados manualmente, voltavam a desaparecer quando o sistema era desligado ou reiniciado.

A Microsoft não disse exatamente o que estava causando a falha — que muitos acreditavam estar relacionada ao servidor de autenticação de cópias originais do Windows 7. A companhia apenas confirmou que ela foi causada pelo mais recente update, o KB4534310, e que apenas aqueles que utilizassem o papel de parede no modo de ajuste automático para preenchimento da tela a veriam, o que explica porque nem todos que instalaram a atualização enfrentaram o problema.

Aos afetados, a empresa disse estar trabalhando em uma correção e também voltou atrás em um comentário anterior. Originalmente, a correção seria disponibilizada apenas aos usuários que adquiriram o suporte estendido do Windows 7, um sistema que garante a disponibilidade de updates, principalmente relacionados a segurança mesmo depois do ciclo de vida oficial da plataforma. Diante das críticas, principalmente pelo fato de a falha ter sido causada por uma atualização mandatória da própria companhia, ela recuou e confirmou que todos receberão o update em breve.

Uma data, entretanto, não foi confirmada. Até lá, a recomendação é que os usuários desliguem o ajuste automático dos wallpapers à tela, usando imagens da mesma resolução do display, ou removam a atualização KB4534310. Fazer isso, entretanto, também leva junto as “últimas” atualizações de segurança lançadas para o Windows 7, que chegou ao final de seu ciclo de vida no dia 14 de janeiro de 2020.

Continua após a publicidade

Falamos entre aspas pois, no passado, sistemas fora do ciclo de vida já chegaram a receber updates, mas apenas diante de circunstâncias graves do ponto de vista da segurança. É o caso, por exemplo, do WannaCry, um ransomware que atingiu sistemas privados e governamentais de todo o mundo a partir de uma brecha no Windows XP, o que motivou a Microsoft a liberar um update tardio para a plataforma, de forma a fechar a porta que permitia a entrada do malware sequestrador.

Enquanto isso, ao longo de no máximo dois anos, clientes corporativos da Microsoft passam a contar apenas com a opção de suporte estendido do Windows 7. A recomendação da empresa, claro, é por uma atualização de todos os sistemas para o Windows 10, mas em redes ou plataformas internas onde isso ainda não foi possível, existe a opção de pagar de US$ 25 a US$ 50 por máquina para que elas continuem recebendo updates de segurança caso brechas ou falhas sejam descobertas pelos pesquisadores da companhia.

Fonte: Microsoft