Microsoft revela visual do Windows 10 em smartphones

Por Redação | 30.04.2015 às 17:01
photo_camera Divulgação

Uma das grandes novidades no evento para desenvoldores da Microsoft, a Build 2015, que encerra nesta sexta-feira (1), em São Francisco, é a possibilidade de execução do Windows 10 em múltiplas plataformas. A interface do novo sistema operacional em diferentes dispositivos, contudo, não havia sido mostrada, o que aconteceu nesta quinta (30), no blog da companhia.

"Trabalhamos de perto com as equipes de design do Bing, Office, Outlook, OneDrive, OneNote e outras na Microsoft para fazer nosso design funcionar em conjunto", destaca o comunicado feito por Albert Shum, chefe da equipe de design de produtos do Windows.

WINDOWS 10 PHONE

Com o recurso batizado de "Continuum", um aplicativo como o Outlook pode começar num telefone, depois passar para um tablet e chegar a um laptop ou uma tevê de forma sincronizada e adaptada de acordo com o layout e a acessibilidade de cada aparelho. A exibição no blog não traz todos os detalhes, entretanto exibe algumas fotos para que todos tenham uma ideia melhor de como isso vai funcionar. Aparentemente, não há mudanças radicais, são ajustes para que a interface seja adequada para uma tela sensível ao toque e ao mouse, tudo de forma mais fluída e dinâmica, sem perder o desenho original.

O estilo de "menu sanduíche" continua, assim como os três pontinhos para o acesso dos menus de contexto. Uma das alterações demonstradas no blog foram as mudanças com relação ao Outlook e o Calendário. O e-mail nos dispositivos móveis terá uma lista de ícones com comando na parte de baixo da tela, de forma semelhante ao Windows Phone 8.

WINDOWS 10 PHONE

A interface deve seguir o padrão do Outlook no desktop, com três áreas (contatos, lista das mensagens e mensagens), adequadas de acordo com o espaço da tela. Os contatos, por exemplo, ficarão escondidos do lado esquerdo da lista de mensagens, na tela principal, e as mensagens ficarão à direta, parecido com o que é atualmente. A empresa adiantou também que está providenciando mais aplicativos internos para o correio.

Shum fez questão de destacar que algumas ações não estão sendo previstas para serem utilizadas com o dedão esquerdo, já que ele afirma não ser algo que as pessoas costumam fazer com frequência. Contudo, ele também frisa que esse é um dos comportamentos que continuam sendo avaliados para possíveis mudanças.

No calendário as mudanças por enquanto também são pequenas, mais para ajustar a visualização de acordo com a tela de um smartphone, por exemplo. A semana do mês pode ser visualizada mais facilmente e os aparelhos com maior display também exibir mais dias.

WINDOWS 10 PHONE

Com relação às fotos, a exibição do "rolo de filmes" do aparelho será também na disposição de "menu sanduíche". O Windows 10 em smartphones e tablets deve manter a organização da forma que é mais conhecida hoje, mas com o acesso intuitivo, seja com a tela sensível ao toque, o teclado ou o mouse.

WINDOWS 10 PHONE

Como nas imagens do anúncio a data 13 de setembro é recorrente, todos já especulam que esta seja a data de lançamento oficial do Windows 10. Até lá, a companhia deve divulgar mais detalhes e imagens sobre o sistema operacional em suas diversas plataformas.

Via Windows Blog.

Fonte: http://blogs.windows.com/bloggingwindows/2015/04/29/windows-10-design-getting-the-balance-right/