Publicidade

Microsoft remove instalador do Google Chrome de sua loja oficial

Por| 20 de Dezembro de 2017 às 10h35

Link copiado!

Microsoft remove instalador do Google Chrome de sua loja oficial
Microsoft remove instalador do Google Chrome de sua loja oficial
Tudo sobre Microsoft

Durou pouco o lançamento bizarro do Google Chrome na Windows Store. A bem da verdade, se tratava apenas de um instalador, ou nem isso, já que o ícone baixado da loja de aplicativos da desenvolvedora do Windows servia apenas como um link para o site de download do browser, motivo pelo qual a opção foi retirada do marketplace.

Em declaração oficial, a Microsoft disse que o Google Chrome foi retirado da Windows Store por violar seus termos de uso. Mais especificamente, a empresa está falando de uma norma que exige aos produtores de software a entrega de aplicações “que tenham valor único e distinto”, o que não inclui meros atalhos ou links para páginas web.

A chegada do Google Chrome à loja online foi comemorada, principalmente, por usuários do Windows 10 S, versão do sistema operacional que só permite a instalação de aplicativos a partir da loja oficial. O download, mesmo fornecendo um atalho, servia como uma alternativa a essa limitação, o que fez muitos especialistas desconfiarem que essa seria a exata razão pela qual a Google liberou seu navegador desta maneira na plataforma.

A empresa não se pronunciou sobre a questão e, ao final de sua declaração oficial, a Microsoft afirma que a companhia está mais do que convidada para desenvolver um navegador e lançá-lo da maneira devida na loja de aplicativos do Windows 10. A empresa de Redmond deixou claro que não há problema algum em relação a isso, desde que, claro, suas normas para disponibilização de softwares sejam seguidas.

Continua após a publicidade

Existe, entretanto, um motivo básico pelo qual o Google Chrome ainda não está na loja oficial do Windows 10. Enquanto os apps para o sistema operacional devem utilizar HTML ou JavaScript, principalmente por conta das restrições na versão S da plataforma, o navegador da gigante é baseado em uma engine proprietária, a Blink, o que exigiria todo um trabalho de adaptação.

É justamente aí que está a questão, já que, para a Google, o esforço pode não valer a pena. A base de usuários do Windows 10 S, os únicos impedidos de realizarem o download a partir das fontes oficiais, ainda é bem pequena para justificar um trabalho desse tipo. Atender a esse público, então, teria motivado o lançamento de uma aplicação que servisse meramente como atalho.

Outras especulações apontam que essa seria uma tentativa da Google de minar a atuação de desenvolvedores que copiam a aparência do Chrome e também seus ícones, de forma a ludibriar os usuários com alternativas pouco funcionais. É uma reclamação antiga da gigante, sobre a qual a Microsoft não parece tomar tanta atitude assim. Ela não se pronunciou sobre essa questão.

A guerra dos navegadores, por outro lado, já é antiga. A Microsoft, por exemplo, já exibiu anúncios a seus usuários sobre o fato de o Edge, supostamente, gastar menos bateria que o Google Chrome, além de ter indicado retamente que os utilizadores trocassem de browser. Em resposta, a gigante dos softwares faz corpo mole na hora de trazer inovações principalmente ao Windows Phone, com a falta de suporte ao YouTube, funcional apenas por meio do navegador do sistema.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge