Microsoft promete atualizações mais rápidas e leves para o Windows 10

Por Redação | 03 de Novembro de 2016 às 20h31
photo_camera Divulgação

A Microsoft andou avaliando a realidade de seus usuários quando precisavam atualizar o sistema operacional e resolveu lançar uma plataforma unificada que promete updates mais leves e mais rápidos para o Windows 10. Segundo a empresa, a ideia é atender aos pedidos de quem usa o sistema e criar uma nova forma de atualização que seja mais simples, consuma menos em processamento de dados (e menos bateria, consequentemente) e ofereça bem mais praticidade.

E pelo visto, os usuários já vão perceber as diferenças na próxima atualização do Windows 10: hoje mesmo (3) a empresa afirmou que está pronta para revelar para os Insiders (testadores das novidades do Windows) um pacote de novidades e melhorias para PC, tablets, telefones, IoT e HoloLens, batizada de Unified Update Platform (UUP), ou Plataforma Unificada de Atualizações.

Para começar, o primeiro grande diferencial será o tamanho do arquivo. A empresa diz ter convergido suas tecnologias na próxima build para permitir um novo tipo de download, partindo de diferentes dispositivos. O novo pacote vai trazer apenas as alterações necessárias e feitas desde a última vez que o usuário tiver atualizado o dispositivo. Ou seja, nada de builds pesadonas, inteiras.

À medida que a UUP for sendo liberada, a Microsoft pretende causar uma redução de até 35% no tamanho dos arquivos entre uma grande atualização e outra. Apesar de não ter marcado data, a companhia disse que "em breve" os Insiders verão os resultados. A ideia é deixar a coisa pronta para funcionar no Windows 10 Creators Update, anunciado na semana passada.

Outra novidade tem a ver com a forma como os devices buscam por atualizações. O objetivo é tornar o processo mais eficiente, reduzindo a quantidade de dados e de processamento em cada dispositivo, mas com grande impacto no Mobile. Quando o dispositivo iniciar a busca, a UUP disponibilizará apenas o que é necessário para ele, naquele momento. Ou seja, nada de um dispositivo A baixar atualizações que só serviriam de fato em um dispositivo B.

Tornando as coisas mais práticas para os tablets e smartphones, a Microsoft anunciou também um modo de atualização semelhante ao dos PCs, em que usuários mobile poderão baixar uma atualização de uma vez só, em vez de ficar esperando pacotes separados para download.

As novidades devem chegar rápido, e os usuários não precisarão fazer alteração alguma no sistema para recebê-las. Assim que a atualização estiver disponível para download, é só seguir o passo-a-passo de instalação e manter o computador, tablet ou celular sempre atualizado.

Via Windows Blog

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.