Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft não vai mais detalhar atualizações do Windows 10

Por| 24 de Agosto de 2015 às 11h28

Link copiado!

Microsoft não vai mais detalhar atualizações do Windows 10
Microsoft não vai mais detalhar atualizações do Windows 10
Tudo sobre Microsoft

Em mais um capítulo de sua polêmica e bastante criticada política de atualizações do Windows 10, a Microsoft informou que não vai mais detalhar as atualizações lançadas para seu sistema operacional. De acordo com a empresa, apenas updates significativos e que tragam novas funções ou complementos serão explicados por extenso, enquanto a maioria deles virá apenas com descrições genéricas.

É uma novidade negativa, principalmente para usuários avançados que já haviam percebido tal mudança nas primeiras atualizações liberadas para o Windows 10. Acompanhadas apenas da frase “este update inclui melhorias para as funcionalidades”, os utilizadores se viam obrigados a pesquisar online para encontrar mais detalhes sobre o download, disponíveis apenas no site oficial da Microsoft. O que parecia ser uma medida rápida, para resolver problemas, acabou se provando uma nova prática da fabricante.

É mais uma mudança importante na política de atualizações, que, agora, são mandatórias para todos os usuários do Windows 10. Como forma de reduzir a fragmentação do sistema operacional e garantir que todos tenham acesso a novas funções e se vejam livres de problemas, a Microsoft instituiu num sistema mandatório de downloads que não mais permite aos usuários baixar os updates quando quiserem. Todo o processo, agora, acontece automaticamente, e isso vale também para drivers e outros componentes de sistema. Uma praticidade, por um lado, mas uma grande dor de cabeça, por outro.

Casos da segunda hipótese, por exemplo, já começaram a surgir, com usuários reclamando que as mais recentes atualizações do Windows 10 deixaram seus computadores em um loop infinito de reinicialização. Aqui, também foi percebida mais uma mudança – todas as atualizações, quando se referem a um determinado aspecto do sistema, contêm também os updates antigos em si mesmo, de forma a garantir compatibilidade e instalações totais caso, por qualquer motivo, o usuário tenha conseguido “escapar” das instalações anteriores.

Continua após a publicidade

Mas enquanto as notas de atualização poderiam dar uma luz aos usuários mais especializados sobre o que exatamente estaria causando falhas, porém, esse processo agora se torna mais complicado. De acordo com especialistas, por exemplo, o update mais recente para a plataforma trouxe mudanças no kernel que não foram relatadas em lugar algum. Felizmente, isso não teria causado nenhum problema, ou pelo menos nada foi identificado até agora. A comunidade passa a depender de si mesma para resolver questões desse tipo.

Sobre questões como essa, a Microsoft lembra que existe uma ferramenta oficial para desinstalação de atualizações que possam estar causando problemas, mas os especialistas argumentam que isso é complicado de ser feito em um computador que não funciona, ou quando não se sabe exatamente qual update causou o problema. Para os desenvolvedores, a política baseada única e exclusivamente na confiança não funciona e o pedido é que a fabricante do Windows a reveja.

Além disso, para os usuários preocupados, a recomendação é o uso de um software que possa acompanhar as mudanças feitas no registro e no sistema de arquivos do Windows 10. Assim, em caso de problemas, é possível pelo menos começar a rastrear a fonte dos problemas.

Fontes: Extreme Tech, InfoWorld