Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft lança aplicativo para “des-deletar” arquivos no Windows 10

Por| 30 de Junho de 2020 às 15h40

Link copiado!

Microsoft lança aplicativo para “des-deletar” arquivos no Windows 10
Microsoft lança aplicativo para “des-deletar” arquivos no Windows 10
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft enfim lançou uma solução própria de recuperação de arquivos deletados para o Windows 10. Não que isso seja uma novidade pois inúmeras aplicações similares de outras empresas fazem exatamente isso, mas ao menos agora temos um software oficialmente chancelado pela dona do sistema operacional.

Tacitamente chamada de “Windows File Recovery”, a ferramenta faz exatamente o que promete: caso você tenha deletado um arquivo ou limpado um disco inteiro, ou mesmo tenha mudado de ideia e queira recuperar um material que estava no que você apagou, esse software faz o “des-delete”, ou seja, traz de volta o material excluído. Mais além, o novo recurso ainda traz modos específicos de ação, com um sendo direcionado especificamente para o disco interno do computador pessoal (seja ele HD ou SSD), e outro dedicado a discos externos ou pendrives.

O Windows File Recovery funciona por meio da linha de comando, então não conte com uma interface gráfica para lhe guiar já que o software é exclusivamente baseado em texto. Ainda assim, seu uso parece ser relativamente simples, então você não precisa de um Ph.D em sistemas da informação para manuseá-lo corretamente.

Continua após a publicidade

Vale citar, porém, alguns detalhes: o primeiro é que você obrigatoriamente tem que estar usando a versão mais recente do Windows 10 (com a atualização de maio de 2020 instalada). Versões anteriores não rodarão o app. A segunda ressalva é a de que quanto antes você baixar e executar o software, melhor: mesmo arquivos permanentemente excluídos permanecem na distribuição de volume do seu disco interno, mas elas podem ser sobrescritas pelo uso mais recente do computador. Em outras palavras: não tem “deixar para depois” aqui, já que a cópia armazenada que o Windows File Recovery tentará recuperar pode não estar lá na hora que você precisar.

O Windows File Recovery já está disponível para download na loja oficial da Microsoft.

Fonte: Microsoft (loja oficial)