Microsoft finaliza versão especial do Windows para o governo chinês

Por Redação | 28.03.2016 às 08:58

Acaba de ficar pronta a primeira versão do Windows 10 Zhuangongban, versão do sistema operacional da Microsoft modificada especialmente para o governo da China, cujo desenvolvimento já estava acontecendo há alguns meses. O sistema será utilizado por funcionários do governo e empresas estatais de áreas como energia, telecomunicações e transporte.

A informação foi publicada na revista chinesa Caixin, para quem Ralph Haupter, CEO da Microsoft na China, deu uma entrevista contando que a companhia prestará todo o suporte necessário aos usuários chineses. Além disso, o executivo disse que a norte-americana estará atenta ao feedback dos usuários por intermédio de uma joint venture com a companhia chinesa CETC (China Electronics Technology Group).

O executivo também revelou que o Windows 10 chinês terá alguns recursos a menos do que a versão internacional (como, por exemplo, aplicativos e serviços voltados ao consumo) e foram adicionados mais controles de segurança e administração ao sistema - a pedido do governo chinês - para que o SO funcionasse de acordo com suas necessidades. Contudo, Haupter não detalhou quais são as diferenças técnicas entre o Windows chinês e o internacional.

Até então, o governo da China vinha trabalhando com o NeoKylin em seus computadores, um sistema desenvolvido em território chinês e baseado em Linux. Com a chegada do Windows 10 Zhuangongban, a expectativa é que os dois sistemas se tornem concorrentes por lá, já que o Windows oferece algumas vantagens principalmente no que diz respeito à oferta de softwares e aplicativos.

Fonte: Caixin via Tech in Asia