Microsoft explica como funcionará a reinstalação do Windows 10 em PCs formatados

Por Redação | 05 de Junho de 2015 às 13h17

Aos poucos, a Microsoft está revelando detalhes importantes e curiosos sobre o Windows 10, que será lançado oficialmente no dia 29 de julho, e estará disponível como uma atualização gratuita para usuários genuínos do Windows 7 e 8. Um dos detalhes revelados pela Microsoft está relacionado a reinstalação do sistema.

Em sua conta no Twitter, Gabriel Aul, funcionário da Microsoft, confirmou que será possível reinstalar novamente o Windows 10 caso o usuário queira executar uma instalação limpa do sistema operacional. A afirmação é válida mesmo após o período gratuito de um ano.

Os usuários não precisarão instalar o Windows 7 ou 8 e, em seguida, realizarem a atualização para o Windows 10 quando decidirem reinstalar o sistema operacional. Aul também confirmou que isso será possível também com instalações feitas através de uma ISO. Estes procedimentos só serão possíveis uma vez que a chave do produto ligada ao PC será salva diretamente na Windows Store. Dessa forma, a Microsoft verificará que a máquina está autorizada a utilizar o Windows 10.

Para a reinstalação através de uma imagem ISO, é provável que a Microsoft faça algo semelhante ao Windows 8.1, quando disponibilizou o arquivo do sistema para que os usuários pudessem formatar e reinstalar o SO.

Para quem preferir um método mais simples, o Windows 10 terá disponível a função de restauração das configurações de fábrica, o que resultará na limpeza de todas as alterações do Windows, como se o computador fosse formatado.

Ainda há muitas incertezas sobre a promessa da Microsoft de fornecer atualizações gratuitas para o Windows 10 que sejam suportadas em alguns computadores. A empresa utiliza apenas o termo "vida útil suportada" sem fornecer detalhes sobre o assunto. Uma das possibilidades é que a Microsoft altere as especificações mínimas de hardware para a utilização do Windows ao passar das atualizações, o que limitará algumas máquinas de receberem updates com o decorrer do tempo, visto que poderão não ter requisitos mínimos para isso.

Fonte: http://www.neowin.net/news/windows-10-after-the-free-upgrade-you-can-perform-a-clean-install-if-needed

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.