Publicidade

Microsoft está forçando usuários do Office 365 a buscarem com o Bing no Chrome

Por| 24 de Janeiro de 2020 às 10h52

Link copiado!

Microsoft está forçando usuários do Office 365 a buscarem com o Bing no Chrome
Microsoft está forçando usuários do Office 365 a buscarem com o Bing no Chrome

A Microsoft segue tentando emplacar o Bing de todas as formas. Dessa vez, a empresa teve a grande ideia de forçar usuários do Office 365 a instalarem uma extensão para tornar seu mecanismo de pesquisa como padrão no Google Chrome. Irônico, não?

O plugin Microsoft Search no Bing será instalado por quem utiliza a versão 2020 do Office 365 ProPlus e tornará o "Bing o mecanismo de pesquisa padrão do navegador Google Chrome", disse a empresa. Essa configuração padrão começa no próximo mês e está definida para ser finalizada em meados de 2020 na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Índia, Reino Unido e Estados Unidos.

Essa "iniciativa", por assim dizer, pegou mal entre os usuários e obrigou a Microsoft a mudar um pouco o anúncio, enfatizando instruções para que os administradores e proprietários do Office 365 não instalem essa extensão se não quiserem. Além disso, a empresa indica o que os usuários podem fazer para "parar facilmente de usar o Bing como o mecanismo de pesquisa padrão".

Continua após a publicidade

Se seus usuários decidirem que desejam parar de usar o Bing como mecanismo de pesquisa padrão, eles poderão clicar no ícone da lupa ao lado da barra de endereço no Google Chrome e clicar no botão "Usar o Bing como mecanismo de pesquisa" para e desativar se assim o quiserem.

O argumento da Microsoft para tornar o Bing o mecanismo de pesquisa padrão é o acesso rápido a arquivos, sites do SharePoint, conteúdo do OneDrive, conversas do Teams e do Yammer e outras fontes de dados compartilhadas da empresa. Faz sentido, mas não deixa de ser uma forçação de barra.

Continua após a publicidade

Um perfil no Twiter chamado SwiftOnSecurity alerta que essa obrigatoriedade de instalação da extensão pode ser classificada pelo Windows Defender como um comportamento de malware. A Microsoft avisa, porém, que a extensão identificada dessa maneira se o Bing já for o mecanismo padrão de busca padrão do usuário.

A Microsoft Search no Bing será instalada em novas contas do Office 365 ProPlus ou quando os perfis existentes do Office 365 ProPlus forem atualizados.

Fonte: 9to5Google