Publicidade

Microsoft encerra suporte para primeira versão do Windows 10

Por| 09 de Maio de 2017 às 11h22

Link copiado!

Microsoft encerra suporte para primeira versão do Windows 10
Microsoft encerra suporte para primeira versão do Windows 10
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft encerra nesta terça-feira (09) o suporte para a primeira versão pública do Windows 10. Lançada em julho de 2015, a build 1507 foi oferecida pela empresa como parte do programa de atualização para computadores que estivessem rodando as versões 7 ou 8 do sistema operacional. A oferta foi feita de forma gratuita e todos aqueles que possuíssem cópias originais poderiam participar dela.

Essa versão de transição, entretanto, já recebeu atualizações outras três vezes, em novembro de 2015, julho de 2016 e, bem recentemente, com o Creators Update, que adicionou ferramentas voltadas às atividades gráficas, melhorou a performance com jogos e a compatibilidade com telas sensíveis a toque para uso de canetas digitais. Todas essas edições continuam recebendo updates normalmente.

Para os usuários que não aplicaram as grandes atualizações, entretanto, nem mesmo correções de bugs e patches de segurança serão lançados daqui em diante. A indicação da Microsoft para quem estiver nessa situação é a instalação dos pacotes adicionais, de forma a manter o Windows 10 atualizado e rodando a mais recente e segura versão. Entretanto, isso nem mesmo é possível de forma automática, sendo preciso baixar um pacote específico no site da empresa.

O fim do suporte a uma edição corrente do Windows pode parecer inusitado, já que estamos acostumados a ver notícias relacionadas a versões bem mais antigas. Entretanto, a nova dinâmica faz parte dos planos originais da Microsoft, que mudou a abordagem com relação ao sistema operacional para computadores, adotando uma prática bastante similar à do mundo mobile.

Continua após a publicidade

A ideia é que o Windows 10 receba grandes atualizações, com novas funções e melhorias significativas, a cada seis meses. Como forma de incentivar os usuários a realizarem os updates e manter uma unidade na plataforma, edições antigas entram de forma mais rápida na lista de fim do suporte. O encerramento das atualizações para a build 1507, inclusive, já havia sido adiado pela empresa, estando previsto originalmente para março.

A partir de agora, no calendário, constam apenas as finalizações de suporte para o Windows 8.1, em janeiro de 2023, e para todas as versões do Windows 10, marcado para outubro de 2025. A data de fim dos updates para a versão do sistema operacional atualizada em novembro de 2015, entretanto, ainda não foi divulgada.

Fonte: Microsoft