Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft deixa de oferecer versão 32-bit do Windows 10 para fabricantes

Por| 14 de Maio de 2020 às 22h30

Link copiado!

Microsoft deixa de oferecer versão 32-bit do Windows 10 para fabricantes
Microsoft deixa de oferecer versão 32-bit do Windows 10 para fabricantes
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft está dando mais um passo para acabar com a versão 32-bit do Windows 10, anunciando que, a partir de agora, somente oferecerá aos fabricantes de PCs a edição 64-bit do sistema operacional. A medida vale a partir da atualização de maio da plataforma, que deve chegar no final do mês, e deve afetar apenas computadores novos.

Essa, aliás, foi uma questão que a empresa garantiu que ficasse clara: todos os usuários da versão 32-bit do Windows 10 continuarão a receber suporte e atualizações de segurança e recurso por tempo indeterminado, da mesma forma que acontece com quem usa a plataforma em 64-bit. Da mesma forma, versões diretas da edição também continuarão sendo vendidas nas lojas para os consumidores finais.

A notícia faz parte de um processo longo de substituição. Quem usa o Windows 10 32-bit poderá continuar fazendo isso normalmente e enquanto seus dispositivos puderem ser utilizados. Na hora da troca, porém, os consumidores encontrarão apenas computadores com versões 64-bit nas prateleiras, aumentando ainda mais o já grande abismo entre os números de uma edição e outra.

Continua após a publicidade

A Microsoft não fala diretamente sobre o assunto, mas no Steam, por exemplo, apenas 0,5% dos usuários utilizam o Windows 10 em edição 32-bit. O número de computadores que chegam ao mercado com a edição, hoje, também é de menos de 5%, com uma história que, no final das contas, já vinha se desenhando antes mesmo do anúncio oficial por parte da desenvolvedora, colocado discretamente em uma página que lista os requisitos básicos e recomendados para rodar o sistema operacional.

A grande diferença entre as duas versões está no processamento de memória, com o Windows 10 32-bit sendo capaz de reconhecer um máximo de 4 GB de RAM, por exemplo. Por outro lado, processadores que tenham essa mesma arquitetura rodam melhor com uma versão semelhante, mas estes, também, estão caindo em desuso, com a nova norma do mercado, tanto para componentes quanto sistemas operacionais, sendo o 64-bit.

Fonte: The Register