Microsoft confirma que Painel de Controle será extinto a partir do Windows 10

Por Redação | 12 de Outubro de 2015 às 10h20

Desde o Windows 95 estamos acostumados a acessar o Painel de Controle para, como o nome já indica, controlar configurações e programas do sistema operacional. No entanto, a Microsoft extinguirá essa tradicional parte de seu sistema operacional, que será substituído pelo aplicativo de Configurações.

No Windows 10, as duas opções são disponibilizadas para o usuário, que pode ficar um pouco confuso na hora de saber qual usar quando precisar remover algum programa ou alterar alguma preferência do sistema. Na prática, tanto faz, uma vez que os dois programas trazem basicamente as mesmas opções. O motivo pelo qual a Microsoft não lançou a décima versão do Windows já com a mudança foi o fato do Painel de Controle ter algumas poucas funções que ainda não teriam sido levadas para o app de Configurações.

Apesar de não ter sido oficialmente divulgada pela empresa, a novidade apareceu em uma troca de tweets entre um usuário confuso a respeito da existência dos dois programas e Brandon LeBlanc, gerente de programação sênior da Microsoft. Na conversa, o especialista confirmou que o app de Configurações eventualmente eliminará a necessidade do Painel de Controle continuar existindo.

Brandon LeBlanc

O aplicativo de Configurações surgiu mais timidamente no Windows 8 e ganhou mais opções de funções, com o intuito do usuário ter a mesma experiência de uso tanto no desktop quanto nos aparelhos mobile que rodam Windows. Sobre o fim do tradicional Painel de Controle, Gabe Aul, diretor da Microsoft, explica que “manter duas implementações separadas significa maior complexidade de programação e maior uso de memória em disco”.

Fonte: PC World

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.