Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instalação do Windows 10 deve passar por sua maior transformação em anos

Por| 08 de Outubro de 2020 às 12h40

Link copiado!

Adrian/Pixabay
Adrian/Pixabay

A Microsoft está trabalhando em uma mudança importante no setup do Windows 10, que pode alterar a forma como o sistema operacional é configurado em sua primeira execução. A novidade, ainda em fase de desenvolvimento e liberada em forma de preview para um pequeno grupo de usuários do programa Insider, vai permitir a configuração de perfis específicos de uso de acordo com o propósito da máquina.

Quem tem um computador games, por exemplo, pode sinalizar isso ao sistema operacional para que ele otimize a performance dos títulos. Os pais poderão indicar que o PC será usado por toda a família, facilitando as configurações de usuários e os controles parentais, enquanto usuários corporativos, profissionais da criatividade, estudantes ou consumidores de entretenimento e redes sociais também terão opções específicas.

De acordo com o recurso, a ideia é não apenas trabalhar a forma como a máquina utiliza suas capacidades, mas também os sistemas de recomendação, publicidade e aplicativos disponíveis no Windows 10. É possível marcar mais de um perfil, ou até mesmo todos, bem como pular essa configuração específica, seguindo com o setup do sistema operacional da forma como ele acontece hoje em dia.

Continua após a publicidade

No momento atual, aliás, selecionar qualquer uma das opções não gera nenhuma alteração perceptível no sistema operacional, já que se trata de uma funcionalidade ainda em desenvolvimento. A Microsoft confirmou estar trabalhando no recurso e disse que ele vem em resposta ao feedback dos usuários, que buscam mais opções de customização para melhorar o uso do sistema operacional. A ideia, segundo a empresa, é entender estes diferentes perfis de usuários e trabalhar em ainda mais funcionalidades relacionadas a eles.

Entretanto, a aparição do recurso não necessariamente significa que ele verá a luz do dia em algum momento. Como toda e qualquer funcionalidade em desenvolvimento, ela pode ser testada, modificada ou, simplesmente, descartada caso não funcione bem ou atenda às exigências da Microsoft ou dos usuários. A ideia de que já temos uma interface voltada para o recurso, entretanto, mostra que a empresa já pode estar avançada nos trabalhos, ainda que não exista confirmação de aplicação ou uma data para isso.

Outras mudanças trazidas pela atualização mais recente do preview do Windows 10 incluem um sistema corporativo que permite determinar, em toda uma rede, quais arquivos serão abertos com determinados aplicativos, e mais opções de configurações da GPU. Novamente, tratam-se de mudanças em fase de testes, que podem não estarem presentes para todos os insiders nem se transformarem em funcionalidades gerais no futuro.

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft