Imagens mostram como será o Windows 10 rodando em tablets compactos

Por Redação | 14 de Abril de 2015 às 15h26
photo_camera Divulgação

Durante um evento focado nas funcionalidades do Windows 10, em janeiro deste ano, a Microsoft exibiu pela primeira vez como o novo sistema operacional vai se comportar em telas menores, como tablets e smartphones, mas apenas em telas com mais de 8 polegadas. Agora, começam a aparecer as primeiras imagens de como a plataforma ficará em aparelhos com displays menores, como é o caso das fotos abaixo.

Publicadas pelo site WinBeta, as figuras exibem o que parece ser o novo Windows rodando em um dispositivo com tela de 7 polegadas, tamanho da maioria dos tablets mais compactos. Pela interface, é possível notar que a versão mobile é nada mais do que um modelo reduzido do software para desktops, mantendo o mesmo design e funções.

A questão é que os aplicativos não tiram proveito da tela maior, nem oferecem uma experiência diferenciada para usuários dessa categoria de aparelho. Muitas dessas ferramentas até aparentam estar esticadas. De acordo com o portal, os únicos apps que aproveitam o espaço na tela extra são a Calculadora e o Gravador de Voz. Também é possível notar que a tela inicial do software continuará exibindo as famosas "pastilhas", presentes tanto no Windows 8 quanto no Windows Phone 8.

A partir de telas com 8 polegadas ou mais, o Windows 10 vai incluir uma área de trabalho e ser ainda mais próximo da versão desktop. Se o tablet tiver uma tela menor do que 8 polegadas, o sistema se adapta automaticamente a uma interface bem mais próxima à do Windows Phone.

Windows 10 (tablets)
Windows 10 (tablets)
Windows 10 (tablets)

Embora a Microsoft tenha prometido mudanças no modo tablet, a empresa afirmou que a experiência de uso do Windows 10 será a mesma em todas as plataformas. Exemplo disso é que as notificações vistas no dispositivo móvel poderão ser vistas no computador, e vice-versa, além de uma integração do Skype com um novo sistema de mensagens do aparelho (semelhante ao Hangouts, do Google), permitindo que o usuário migre do programa de SMS para o Skype sem sair da tela atual.

O Windows 10 tem previsão de lançamento ainda para este ano e virá como uma atualização gratuita para quem já tem o Windows 7 ou o Windows 8.1. A plataforma terá como outros destaques o navegador Spartan e a assistente de voz Cortana.

Leia mais sobre o Windows 10:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.